
“Qual é o preço do atum enlatado, do chocolate ou do macarrão instantâneo?”, questiona o WWF (World Wide Fund) da Dinamarca em nova campanha. E a organização ambiental não se refere ao valor pago pelos produtos no mercado, mas a quanto eles custam somando os impactos que causam à natureza.
Foi com base nessa reflexão e buscando uma linguagem fácil e amorosa, que Birgit Winkel, chefe do departamento de engajamento digital da organização ambiental, convidou o designer Nikolaj Lykke Viborg, especializado em Inteligência Artificial (IA), para desenvolver as imagens da campanha batizada de O Custo Oculto (The Hidden Cost) – denominação que o WWF já usou em relatórios e campanhas anteriores.
“Como produtos que parecem inofensivos podem ser responsáveis pelo desmatamento, pela caça ilegal e pela destruição de habitas naturais?”, questionou Birgit.
Com muito talento, Nicolaj respondeu à pergunta com 11 imagens de impacto desenvolvidas inteiramente com IA, por meio do ChatGPT.
Na imagem abaixo, por exemplo, o designer insere a cabeça de uma harpia – ave de rapina também conhecida como gavião real, considerada uma das maiores do mundo, que vive no México e na América Latina, especialmente no Brasil – numa tábua de madeira em referência ao desmatamento ilegal na Amazônia.

No Linkedin, o designer declara que o trabalho realizado “é um exemplo de como a IA pode ser usada criativamente — não como um substituto dos humanos, mas como uma ferramenta para colocar rapidamente mensagens importantes em prática”. E ao divulgar a campanha, o WWF comenta na mesma rede social: “Estamos felizes que Nikolai aceitou o desafio – porque a natureza precisa de toda a atenção possível“.
Consumo e devastação
Para chamar a atenção e reforçar a ligação direta entre consumo e devastação o artista criou imagens poderosas que sobrepõem produtos consumidos no cotidiano a animais em risco de extinção. E os textos que acompanham as imagens explicam, em detalhes, os conflitos dessa relação.
O óleo de palma, por exemplo, integra as fórmulas de itens alimentícios – como macarrões instantâneos – e de produtos de beleza, como batons. Sua produção em larga escala tem levado ao desmatamento de áreas como a floresta tropical de Bornéu, afetando a vida de espécies como tigres e orangotangos, no Sudeste da Ásia (abaixo).
A produção de cacau na África Oriental ameaça as populações de gorilas (abaixo), em risco de extinção.


A produção de café, na América Latina, por sua vez, destrói o habitat da onça-pintada.

O atum, também ameaçado, enfrenta grandes problemas devido às capturas incidentais, que
prejudicam os ecossistemas marinhos, afetando animais como tubarões e tartarugas.

Fazendas de abacate são responsáveis pelo desmatamento e pelo declínio das araras.

A produção de lã e a prática do sobrepasto na Ásia Central destroem o habitat do leopardo das neves.

Smartphones dependem de minérios, entre eles o cobalto, e sua exploração tem impacto
do habitat dos rinocerontes na República Democrática do Congo (RDC).

Ingredientes usados para produzir protetores solares comuns podem prejudicar os recifes
de corais e ameaçar as tartarugas marinhas já em risco de extinção.

Mudanças de hábito
O objetivo da campanha é provocar o público sem assustá-lo ou afastá-lo, mas – de forma mais acolhedora e educativa – sensibilizá-lo para que reflita e constate que pequenas mudanças nos hábitos do cotidiano podem ajudar a proteger a biodiversidade e a garantir um futuro digno não só para a humanidade, mas para todos os seres vivos.
E o WWF vai além já que propõe alternativas para que os consumidores possam ampliar sua conscientização e colocá-la em prática. São elas: optar por produtos certificados por selos de preservação ambiental, apoiar marcas que sejam verdadeiramente comprometidas com o meio ambiente e as pessoas e reduzir (com o intuito de zerar quando possível) o consumo de produtos que dependam de
recursos naturais ameaçados.
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Fotos: WWF Verdensnaturfonden / WWF Denmark / divulgação
Obrigada,WWF pela campanha feita através do designer Nikolaj Lykke Viborg, inteiramente com IA e ChatGTP Peço à Deus,que impulsione este chamado.
Tinha que colocar em todos os países,grandes painéis,para que o mundo inteiro veja os malefícios que nós fazemos aos animais e ao mundo,antes que seja tarde demais para nos coentizar.Gratidão,profunda pela iniciativa!A chamada ,chega a ser chocante!🪵🌴🌎🐵🦛🦍🐑🐾💐🍃🙇🙏