Durante muito tempo, búfalos, elefantes, leões, rinocerontes e leopardos ficaram conhecidos como os “Grande Cinco“, ou seja, os cinco mamíferos selvagens de maior porte e mais icônicos da África. Todavia, com o passar do tempo, apesar de sua imponência e força, algumas dessas espécies começaram a ficar ameaçadas de extinção, seja devido à perda de habitat, ou então, a caça ilegal.
Mas graças a esforços de conservação, boas notícias chegam do Parque Nacional de Kafue, na Zâmbia, considerada a maior área de proteção do mundo. Por lá, a população de leopardos (Panthera pardus) triplicou, entre 2018 e 2022, aponta o levantamento mais recente feito pela organização internacional Panthera. Com esse aumento, estima-se a presença de 4,4 indivíduos por 100 km2 de território, em comparação a 2,9 no censo anterior.
A notícia é um alento, pois o leopardo foi extinto em 13 países onde costumava ser encontrado, e está, potencialmente, desaparecendo de mais sete. Esses felinos majestosos e extremamente ágeis foram dizimados de pelo menos dois terços de seu habitat histórico na África e impressionantes 84% de seu antigo alcance na Eurásia.
Por possuir uma enorme habilidade em se adaptar, entretanto, o leopardo apresenta a maior distribuição dentre todos os felinos selvagens da natureza, e pode até viver perto de humanos.
Leopardo, um caçador ágil e forte
De hábitos noturnos, o leopardo caça mais de 100 animais diferentes, como impalas e antílopes, matando suas presas com uma mordida sufocante na garganta ou na nuca. Após abatê-las, muitas vezes as carrega para cima de árvores, para mantê-las longe de leões e hienas.
Segundo a Panthera, o aumento no número de leopardos em Kafue é resultado de uma série de ações, entre elas, pesquisas e monitoramento com armadilhas fotográficas, patrulhamento anti-caça furtiva e marcação de abutres-de-dorso-branco com GPS para atuar como um sistema de alerta precoce para atividades de envenenamento.
O Parque Nacional de Kafue está situado dentro do Ecossistema do Grande Kafue, uma parte da Reserva de Conservação Transfronteiriça Kavango Zambezi, a maior área de conservação terrestre do mundo – ela abrange 520 mil km2 e cinco países (Angola, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue).
Para quem confunde leopardos com onças-pintadas (Panthera onca), fica a dica: os primeiros vivem somente na África e na Ásia e os segundos são observados apenas nas Américas. Leopardos são cobertos por manchas e rosetas mais sólidas, já as onças ostentam rosetas em blocos com manchas internas distintas.
Abaixo um vídeo que mostra a equipe da Panthera do projeto Sabi Sands Leopard, em uma reserva da África do Sul:
————————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: High Tea With Elephants on Unsplash