O Wildlife Photographer of the Year, o mais famoso concurso de fotografia de vida selvagem do mundo, promovido pelo Museu de História Natural de Londres, completa 60 anos em 2024. Há seis décadas ele premia as melhores imagens de natureza e assim, promove a conservação do meio ambiente. Nessa edição foram inscritas quase 60 mil fotos, um recorde, vindas de 117 países e territórios. As imagens são julgadas anonimamente por sua criatividade, originalidade e excelência técnica, por um painel internacional de especialistas.
Os grandes vencedores desse ano serão anunciados em 11 de outubro, numa cerimônia na capital da Inglaterra, mas o Wildlife Photographer of the Year acaba de divulgar os destaques, que recebem o título de “Highly Commended”. Entre elas está a primeira imagem premiada até hoje feita com um celular – logo abaixo -, de autoria de Randy Robbins, e que mostra o fim do ciclo de vida de um veado, no meio da neve.
São todos registros extraordinários, que mostram momentos mágicos, como esse em destaque, de uma mãe peixe-boi com seu filhote, numa lagoa com águas cristalinas na Flórida, feita pelo fotógrafo Jason Gulley. Durante as últimas décadas a espécie sofreu com a poluição ambiental no estado e colisões com embarcações, com uma redução significativa em sua população. Todavia, graças a esforços de conservação, pouco a pouco ela está conseguindo se recuperar.
Entre os destaques estão ainda o flagrante impressionante conseguido por Ian Ford no Pantanal: uma onça-pintada predando um jacaré na beira do rio e que parece estar olhando fixamente para a lente da câmera.
Abaixo mais algumas das outras imagens que selecionamos para você:
————-
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: Jason Gulley