Todos os anos é sempre a mesma expectativa. Será que Wisdom ainda está viva e voltará, mais uma vez, ao lugar onde nasceu há aproximadamente 73 anos? Esta albatroz da espécie Laysan (Phoebastria immutabilis) foi avistada pela primeira vez em 1956 e desde então, passou a ser acompanhada pela equipe do U.S. Fish & Wildlife Service, que colocou um anel de monitoramento em sua pata – a anilha vermelha com o número Z333.
Nas últimas sete décadas, no início do inverno do Hemisfério Norte, ela volta ao Atol de Midway, uma reserva de proteção marinha a noroeste do Havaí, no Oceano Pacífico. Nós aqui no Conexão Planeta acompanhamos e noticiamos sua história desde 2016.
Agora em 2023 Wisdom chegou ao atol no comecinho de dezembro. E apesar de os biólogos acreditarem que ela não irá se reproduzir nesta temporada, já que é tarde para isso, ela foi flagrada fazendo a dança do acasalamento com alguns machos.
Wisdom é um dos milhões de albatrozes que retornam a esse atol do Pacífico anualmente para se reproduzir. Pelo registro dos biólogos da reserva, nos últimos anos, ao lado de seu companheiro Akeakamai, a albatroz mais famosa do mundo teve filhotes em 2016, 2018 e no começo de 2021.
Infelizmente, há três temporadas Akeakamai não reaparece. A suspeita é que ele tenha morrido durante alguma jornada de migração. Entretanto, Wisdom parece continuar firme e forte.
“Até 3 de dezembro de 2023, ninguém parecia ter certeza de que Wisdom com 73 anos ou mais conseguiria dançar novamente. Bem, esta avó das avós provou que nós, humanos, estávamos errados”, celebrou a equipe de biólogos que trabalha na região.
Novembro é quando começa a época de acasalamento da espécie, quando essas aves realizam danças e movimentos elaborados para a conquista. A maioria dos ovos é colocada no início de dezembro. Após cerca de 65 dias de incubação, eles eclodem no final de janeiro ou início de fevereiro.
Wisdom, à esquerda, fazendo a dança do acasalamento com um macho
(Foto: USFWS / Jon Plissner)
Estima-se que Wisdom já tenha gerado entre 30 a 36 ovos. Em 2017, o filhote que ela deu à luz em 2001 foi observado, a poucos metros de seu ninho original.
“Wisdom continua a nos ajudar a entender melhor por quanto tempo essas aves vivem e com que frequência se reproduzem. É incrível saber que Wisdom está cercada por gerações de sua família em Midway Atoll ”, diz Pam Repp, gerente da reserva de vida selvagem. “É graças ao anilhamento de pássaros que sabemos que a Wisdom tem pelo menos 70 anos e onde seus familiares passam o inverno no Atol de Midway”.
O primeiro albatroz a receber uma anel de reconhecimento ali foi em 1936. Desde então, mais de 275 mil aves ganham uma anilha.
Abaixo um vídeo que mostra Wisdom, à esquerda, interagindo com um macho:
Foto de abertura: USFWS / Selena Flores