Apesar de 70% da Terra ser coberta por água, apenas 10% dos oceanos do planeta são protegidos. Neles vivem milhões e milhões de espécies – muitas conhecidas pelos seres humanos, mas há ainda uma biodiversidade gigantesca completamente desconhecida pelo homem.
Para colocar luz sobre esse mundo submerso e extraordinário, entretanto, tão impactado pelas nossas atividades, as Nações Unidas realizam anualmente um concurso de fotografia durante a celebração do Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho.
Em 2023, o tema foi “Planeta Oceano: marés estão mudando“. Milhares de fotógrafos, amadores e profissionais, enviaram suas imagens para concorrer a uma das seis categorias.
Na semana passada, os vencedores dessa edição foram anunciados. A foto em destaque mais acima foi a que tirou o 1o lugar na categoria “Pequenas e grandes faces subaquáticas”. O leão-marinho que aparece com um cardume de peixes ao fundo foi fotografado por Glenn Ostle, no estreito do Mar de Cortez, no México, um dos lugares com a maior biodiversidade global.
Confira abaixo os vencedores das demais categorias:
Categoria: Paisagens Marinhas Subaquáticas
Andy Schmid
“Testemunhar orcas se alimentando de arenque usando a chamada técnica de alimentação em carrossel é muito emocionante, mas não é fácil de capturar devido a vários fatores: luz e visibilidade limitadas, ação rápida, superfície fria e temperatura da água”, contou o fotógrafo
Categoria: O Maravilhoso Mundo das Marés
Chris Gug
“Enquanto explorava o oceano em busca de um cardume de raias mobula na costa de Cabo San Lucas, no México, com meu drone, dia após dia, me deparei com a arrebentação mais lindamente poderosa, na qual ondas enormes quebram diretamente na areia”, revelou Gug
Categoria: Oceano em Primeiro Lugar
Tom Shlesinger
Tartaruga-de-pente nadando dentro de um berçário de corais na região do Mar Vermelho
Categoria: Oceano é vida
Shane Gross
Mãe catando ouriços-do-mar com o filho, em Bali, na Indonésia
Categoria: Sem Tempo a Perder
Alvaro Herrero
Baleia-jubarte já morta, com lixo preso na cauda decepada pelos resíduos
Foto de abertura: Glenn Ostle/www.unworldoceansday.org