O filhote de tucano olha para um lado, depois para o outro e em seguida, para cima. Tudo sob o olhar atento da mãe, que o observa de uma árvore próxima. A linda sequência foi registrada pelo biólogo e fotógrafo Rafael Viana, em Itu, no interior de São Paulo, e mostra os primeiros momentos da ave, ainda no ninho, observando o mundo lá fora.
“Hoje consegui registrar pelo terceiro ano consecutivo um filhote de tucano toco saindo na porta do ninho para olhar o mundo. Observar, entender, respeitar e ter um pouco de sorte para ter esse registro fofo dessa espécie, que é uma das minhas preferidas”, escreveu Rafael em seu perfil no Instagram.
O biólogo trabalha com turismo pedagógico, em viagens de estudo do meio e um hotel fazenda em Itu, onde existe um projeto chamado “De olho nos bichos”, que faz monitoramento com câmeras trap e levantamento de fauna.
Em entrevista ao Conexão Planeta, Rafael conta que o filhote fotografado pertence à espécie Rhamphastos toco, a maior da familia Ramphastidae.
“O filhote tem o bico com a coloração amarelada, que vai ganhando cores mais fortes e vibrantes conforme vai virando adulto e com a chegada da maturidade sexual”, explica o biólogo.
Tucanos, assim como araras, em geral fazem seus ninhos na parte oca do tronco de árvores. A fêmea choca os ovos e o macho fica alimentado a fêmea por volta de 18 dias, depois disso eles se revezam para esquentar os filhotes e se alimentar.
“Esse tronco está sendo utilizado pelo mesmo casal pelo terceiro ano seguido, e dele já avistamos quatro filhotes, dois a cada ano, hoje visualizei somente um indivíduo”, conta ele.
O filhote registrado no ano passado, ainda com o bico amarelo
Para o biólogo, esse é um trabalho que dá muita satisfação. Poder unir o prazer pela fotografia com a educação ambiental.
“Eu amo fotografia e animais, e começar a entender os hábitos de uma espécie, o entorno, sua alimentação, que é onívora, e poder ver sua beleza todos os dias é incrível”, diz.
Um tucano adulto, com suas cores lindas e vibrantes
No mundo todo há cerca de 30 espécies de tucanos, encontradas principalmente no Brasil, México e Argentina.
Abaixo duas outras imagens da sequência feita por Rafael Viana há poucos dias:
O filhote, dando uma espiadinha para o lado…
… e a mãe, atenta, numa árvore ao lado
Fotos: Rafael Viana