PUBLICIDADE

Mirante, Mahalo, Kai ou Aloha? Pesquisadores anunciam nome escolhido pelo público para o golfinho-nariz-de-garrafa monitorado por eles desde 2021

Na semana passada, os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador lançaram uma campanha para escolher um nome para o golfinho-nariz-de-garrafa da foto. Ele apareceu em outubro do ano passado em Fernando de Noronha, sozinho, e ficou. E, desde então, tem sido monitorado por eles.

Como todos os golfinhos acompanhados pelos pesquisadores têm nome, eles resolveram pedir ajuda ao público, incentivando seus seguidores nas redes sociais a participarem deste exemplo de Ciência Cidadã, com o intuito de conscientizar sobre a espécie. E o resultado foi muito bacana.

Os cientistas desconhecem o sexo do golfinho, por isso, pediram nomes neutros e o público caprichou. Quando dei a notícia para convidar os leitores do Conexão Planeta para participarem da campanha, os nomes mais cotados eram Botija, Kaiki, Nando/a, Mahalo, Guin, Alone, Kai, Narizinho, Ravi, Maré.

De todas as sugestões recebidas, as mais votadas para a final foram Mirante, Mahalo, Aloha e Kai.

PUBLICIDADE

Mirante recebeu 25% dos votos; Mahalo, 14%; Aloha, 12%, e Kai, 48%. O golfinho agora se chama KAI! Você gostou? A gente amou.

“KAI é um nome neutro, de origem havaiana, que significa ‘mar’ ou ‘oceano’, e que, por extensão, tem o sentido de ‘aquele ou aquela que vem do mar’, ‘do mar’, ‘marinho'”, contaram os pesquisadores no Instagram. Tudo a ver!

Agora, sempre que encontram o nome de KAI nas publicações do Projeto Golfinho Rotador, você já sabe quem é. Acompanhe sua trajetória pelas redes sociais – Instagram e Facebook. Logo, logo vais saber se o golfinho-nariz-de-garrafa solitário é fêmea ou macho.

Estratégia com a campanha

Para inspirar os seguidores do projeto – já que não se sabia (e ainda não se sabe) o sexo do golfinho, os pesquisadores revelaram algumas características: ele é grande, solitário (como já contei) e possui cicatrizes no dorso

Aliás, foi por causa dessas marcas que eles verificaram que se tratava do mesmo golfinho e decidiram que estava na hora de ele ganhar um nome, e não ser mais conhecido por um número.

“Já que identificamos que se trata do mesmo animal, pelas marcas características, nada mais justo que ele ou ela tenha um nome ao invés de um número. […] Muitos registros desse animal na ilha foram enviados por barqueiros e mergulhadores, colaborando com o que é chamado de Ciência Cidadã”, contou Cynthia Gerling. a coordenadora do Projeto Golfinho Rotador, ao G1. 

Segundo ela, a campanha para batizar o golfinho foi uma estratégia para conscientizar sobre a espécie. Certamente, teve um efeito bastante positivo.

A espécie e o projeto

O nome científico do golfinho-nariz-de-garrafa é Tursiops truncatus. Os animais da espécie são grandes, chegando a medir de 3 a 4 metros e a pesar de 200 a 500 quilos.

Mas não são comuns do arquipélago de Fernando de Noronha. Lá são os golfinhos da espécie rotador que dominam.

Conhecidos cientificamente como Stenella longirostris, devido ao corpo alongado e ao focinho longo, são chamados de roteadores porque saltam fora d’água e realizam até sete rotações em torno do próprio eixo. Não ultrapassam 2 metros de comprimento, pesando cerca de 75 quilos.

O projeto monitora cetáceos em Noronha desde 1990. Até hoje, identificou 786 golfinhos e, destes, 54 são monitorados e identificados ou batizados em virtude de suas características ou marcas. 

A seguir, veja o post do projeto que anunciou o nome vencedor:

Foto: Projeto Golfinho Rotador/divulgação

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor