PUBLICIDADE

Arvoredo: aplicativo do MST mapeia ações de plantio de 100 milhões de árvores pelo país

Em 2019, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra lançou o Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis com o objetivo de incentivar famílias acampadas e assentadas a plantarem 100 milhões de árvores em todos os estados do país.

A campanha foi criada como resposta à política antiambiental do governo Bolsonaro e tem a intenção de denunciar ações e planos de destruição ambiental do agronegócio e da mineração.

Também visa contribuir para o entendimento – tanto do MST como dos cidadãos brasileiros – de que Reforma Agrária Popular é imprescindível para uma alimentação saudável e de cuidado com a natureza.

Agora, o MST acaba de lançar o aplicativo Arvoredo, que mapeia as ações de plantio realizadas pelo movimento em qualquer lugar do país. Gratuito, inicialmente pode ser baixado apenas pelo sistema Android, no Google Play Store.

PUBLICIDADE

Agroflorestas e quintais produtivos

As informações contidas no aplicativo resultam dos registros feitos pelos próprios usuários. Por isso, o MST acredita que haverá maior interação entre os assentamentos, em qualquer região ou estado, já que todos poderão acompanhar em tempo real a recuperação de áreas degradadas, por meio da implementação de agroflorestas e de quintais produtivos.

Bárbara Loureiro, uma das responsáveis pela campanha, explica essa interação: “O aplicativo acompanha o plantio de árvores em todo o país. A gente consegue acompanhar, sistematizar o que está sendo feito em cada estado, fazer um intercâmbio”. 

O aplicativo também tem a função de mostrar a produção de cada território sem terra dentro da reforma agrária, o maior objetivo do MST.

“Quando a gente diz que nossa missão é produzir alimento saudável e cuidar dos meios comuns, a gente quer mostrar na prática como cada território nosso está envolvido”, destaca Loureiro.

Com o aplicativo será possível também ter a dimensão de como a vida dos assentados vem se transformando a partir “da produção agroecológica, dos cuidados com os bens da natureza”, acrescenta ela.

O aplicativo vai mostrar a quantidade de ações realizadas em cada assentamento, o que poderá contribuir para o aperfeiçoamento desse trabalho.

Inicialmente, Arvoredo é destinado somente ao público sem terra, famílias acampadas e assentadas. Mas a intenção do MST é produzir novas versões para ampliar o público usuário, incentivando e dimensionando outras iniciativas de plantios que visem a alimentação saudável, a agrofloresta.

Agora, assista ao video produzido pelo MST sobre o aplicativo.

Fotos: Divulgação/MST

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE