Todos os dias, aves de diferentes tipos enfeitam com sua beleza e cantos a cidade de São Paulo. Mas de 20 a 22 de maio, elas ganham ainda mais espaço na capital paulista por conta do Avistar 2016, no Instituto Butantan.
Entre os destaques da programação riquíssima, está o workshop de José Eduardo Camargo e Evaldo Cesari, especialistas em aves e tecnologia: Mobile Birding, que será no próximo domingo, às 14h30, no auditório 3 (outras palestras).
Nesse encontro, ambos querem mostrar para o público que o smartphone pode ser um grande aliado na observação de aves, também pelos grandes centros urbanos. “Hoje, ninguém larga o smartphone e há vários aplicativos para ajudar no planejamento da observação (guias, previsão de tempo, mapas, sons…), durante a expedição (gravador, player, câmera, tracker por GPS) e depois da atividade (aplicativos para criar lista de aves, para tratar fotos, sons)”, explica José Eduardo, exímio observador de aves, mais conhecido como Zé Edu.
E os dois especialistas ainda convidam quem tiver aparelhos Android antigos a participar da doação a um posto de coleta próximo à área que abriga o workshop. Estes não serão descartados, mas, sim encaminhados para equipar novos guias de observação pelas matas, inclusive nos grandes centros urbanos. “Não se trata de nada técnico”, diz Zé Edu. “Vamos doar os aparelhos para a molecada que está começando a atuar com smartphones em lugares que têm potencial para atrair observadores. O celular será a ferramenta de trabalho deles”.
Foto: Saí Verde em foto de José Eduardo Camargo