Após dois anos de trabalho, acaba de ficar pronta a 3ª edição do Guia de Campo de Bonito, manual completo sobre um dos destinos turísticos mais belos e visitados do Brasil. Localizado a 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Bonito atrai visitantes do mundo inteiro, que chegam ali para conhecer suas belezas naturais – extremamente bem preservadas – , como a Gruta do Lago Azul, o Abismo Ahumas e os rios Sucuri e da Prata, considerados um dos melhores destinos para mergulho fluvial do país.
Lançado originalmente em 2005 e reeditado em 2011, o Guia de Campo de Bonito chega em 2016 com o dobro de conteúdo em relação às edições anteriores. “Esta nova edição do guia é fruto da experiências dos autores e comentários de usuários, visando tornar o produto cada vez mais útil para quem se interessa por nossas atrações naturais”, conta Daniel De Granville, biólogo, fotógrafo de natureza e um dos responsáveis pela publicação do guia. Daniel mora em Bonito há 20 anos e é um dos colaboradores do blog coletivo Por Trás das Câmeras, aqui no Conexão Planeta. Além dele, participaram da produção do guia os biológos Fabricio de Souza Maria, Maria Antonieta Castro Pivatto e Vivian Ribeiro Baptista Maria, o advolgado Henrique Ruas Pereira Coelho e o designer gráfico Kiko Azevedo.
A publicação tem 250 páginas e nelas há 330 fotografias e 180 fichas técnicas coloridas, com informações sobre animais e plantas da Serra da Bodoquena. Bonito é um local como uma diversidade enorme de espécies da fauna e flora brasileiras. O Guia de Campo de Bonito mostra detalhes de peixes, anfíbios, reptéis, aves, mamíferos, plantas e fungos comumente encontrados no Mato Grosso do Sul.
O guia apresenta ainda dados sobre as origens da região (geologia, paleontologia e arqueologia), os biomas nela presentes (Cerrado e Mata Atlântica), além de noções sobre o clima, economia e cultura de Bonito. “O Guia de Campo de Bonito é hoje o único específico sobre esta região a abordar um leque tão amplo da fauna e flora locais”, afirma Daniel.
Com textos em português e inglês, a publicação traz belas imagens da região em páginas duplas e um pôster de 40 x 20 cm como brinde. O material foi idealizado e produzido por pessoas que trabalham em ambientes naturais e usam guias similares em seu dia a dia. Por isso mesmo, cada detalhe foi pensado para otimizar sua utilização, desde o tamanho das páginas até o tipo de encadernação. “É uma produção 100% independente, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar com o apoio de publicações científicas e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, garantindo assim a precisão das informações publicadas”, garante Daniel.
Como complemento, além do rigor científico, foi dado destaque para histórias provenientes de lendas e crenças locais, enriquecendo ainda mais o conteúdo do guia.
Interessados em comprar o “Guia de Campo de Bonito” podem enviar mensagem para o e-mail guiadecampodebonito@gmail.com ou acessar a página do guia no Facebook. Para quem for visitar a cidade, é um item indispensável na mochila!
Confira abaixo algumas fotos fantásticas que fazem parte do guia recém-lançado:
Imagens: capa/divulgação Guia de Campo de Bonito e fotos Daniel De Granville