Você doa? Tempo? Dinheiro? Ideias? Sangue? Órgãos? Atenção? Seu talento?
Doar faz parte da vida de todos nós. Voluntária ou involuntariamente. Mas doar dinheiro ainda é uma questão no Brasil. Tem muita gente que inclui essa prática na rotina, naturalmente, mas sempre parece que são muito poucos, não é assim? Fazer filantropia se perdeu no tempo e ganhou um certo ranço. Por outro lado, com a “invenção” do crowdfunding, doar ficou mais fácil para quem dispõe de pouco dinheiro.
O fato é que, para o bem geral da nação – ainda mais numa época em que o dinheiro é cada vez mais escasso -, a cultura da doação precisa ser estimulada. Para isso, são necessárias campanhas inteligentes, essenciais para que as organizações se comuniquem bem com quem quer doar e convença que ainda não aderiu. Só que, sem dados, é impossível criá-las. Mas estamos “no escuro”: não sabemos nada sobre essa prática. Quem doa? Com que frequência? Por que? O que o move? Que projetos são contemplados?
Falta um retrato do doador e da doação no Brasil. E só uma grande pesquisa pode fazer isso. A boa notícia é que ela já está sendo coordenada e tem nome: Você paga para ver? Seu articulador é o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, que tem a parceria de instituições e movimentos. Mas ainda falta… dinheiro. Voltamos a ele!
Segundo o IDIS, o custo total de uma pesquisa como essa é de R$ 450 mil: 80% para o instituto de pesquisa e apoio técnico de um especialista; 15% para análise de resultados e 5% para divulgação (site, publicação e mídia). Faltam R$ 100 mil para que a pesquisa comece. A diversidade na captação desses recursos é uma boa estratégia, mas o instituto entende que o crowdfunding ainda é a forma “mais democrática e representativa” para conseguir o montante que falta e começar bem este movimento pela cultura da doação.
E ainda conta com um parceiro super bacana: o Instituto Arapyaú – fundação que se propõe a articular e apoiar organizações e lideranças que atuam pela sustentabilidade e apoia este movimento -, que se comprometeu a doar dez reais a cada dez reais investidos pela sociedade no crowdfunding, registrado no site Juntos com Você.
Com R$ 20 você já pode participar. Até agora, foram arrecadados R$ 31.510 e a data limite para contribuições é 7 de novembro. Faltam 11 dias, apenas! Vamos ajudar?
Abaixo o ótimo vídeo da campanha:
Imagens: Divulgação