PUBLICIDADE

Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta

ilhas de lixo no oceano

A garrafa vazia, a embalagem de comida, o bola que furou. Depois de um lindo dia na praia, muitas pessoas esquecem de recolher o lixo que ficou jogado ali na areia. Mas quando a maré sobe, todos estes dejetos acabam sendo levados para o mar. Assim como os banhistas, embarcações que navegam pelos mares também usam a água do mar como lixeira. E a cada novo resíduo descartado no oceano, aumentam ainda mais as imensas ilhas de lixo do planeta.

Recentemente, a Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou um vídeo impressionante. Ele mostra como estas gigantescas lixeiras foram se formando em cinco pontos do oceano, ao longo dos últimos 35 anos. Estas áreas concentram uma quantidade enorme de detritos, que vão gradualmente aumentando sua extensão.

O que acreditava-se até pouco tempo era que estas ilhas eram móveis. Todavia, os pesquisadores sabem agora é que estão localizadas em cinco regiões subtropicais, onde as correntes marinhas se encontram. Nelas, o que há é principalmente resíduos de plásticos, micropartículas que já foram parcialmente decompostas pelos raios do sol.

PUBLICIDADE

https://youtu.be/mMG1SdeYLFE

ILHAS DE LIXO

Um estudo internacional, realizado no ano passado pela organização não-governamental 5 Gyres, denunciou que há mais de 5 trilhões de pedaços – grande e pequenos – de plásticos flutuando pelos oceanos do planeta. Seriam cerca de 269 mil toneladas de resíduos, que foram jogadas em nossos mares.

Segundo a pesquisa, que envolveu cientistas de seis países e coletou dados de 24 expedições ao redor do mundo, o plástico encontrado em maior quantidade é de redes de pesca e restos de boias. Mas os pesquisadores acharam também toneladas de garrafas, plásticos, escovas de dentes e uma série de outros detritos.

Além de matar peixes e outras espécies marinhas, o lixo acumulado nos mares contamina a água e acaba afetando também a qualidade do que comemos. É um grande círculo vicioso, já que estamos todos conectados. Por isso, evite usar embalagens plásticas e quando o fizer, sempre descarte no lugar certo.

Imagem: reprodução vídeo youtube

Comentários
guest

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Inacio
Inacio
7 anos atrás

A NASA enxerga o lixo aqui em baixo. Que bom, porém eles estão largando lixo ao redor da terra formando um cinturão que irá num futuro, bem próximo, prejudicar todos os seres humanos. Vai chegar o momento de fugir da terra e não vamos conseguir. Morreremos pelas mãos daqueles que foram os primeiros a irem ao espaço de forma irresponsável. Acorda mundo, pois podemos não ter futuro.

Rosalvo de Oliveira Junior
Rosalvo de Oliveira Junior
6 anos atrás

Não há dúvidas da importância do combate ao descarte do lixo no mar. Contudo temos enormes problemas da gestão da Zona Costeira e Marinha do Brasil, onde há enormes conflitos pelo uso e ocupação deste espaço. A solução destes conflitos são mais importante e precede a atenção dos governos em se preocuparem com o lixo marinho.

Mel
Mel
5 anos atrás

Olha do lado da America do Sul ( Brasil), e onde tem mais lixo.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE