Desde o ano passado, a Semana da Diversidade da Beleza, realizada em São Paulo, leva um pouco de higiene, bem-estar e empoderamento às mulheres que vivem à margem da sociedade. Agora, na segunda edição do evento, as organizadoras esperam novamente chamar a atenção para a condição das mulheres na dependência química e em situação de rua. A ação teve início nesta segunda-feira, e se estende até o dia 21 de janeiro, sábado.
A iniciativa oferece diversos tratamentos de beleza gratuitos para mulheres e trans da Cracolândia – uma região no centro da cidade onde, historicamente, desenvolveu-se tráfico de drogas e prostituição, e onde se reúnem usuários de crack. Na primeira edição da Semana da Diversidade da Beleza, promovida em novembro do ano passado, mais de 100 mulheres foram atendidas por maquiadoras, e foram distribuídos 150 kits com absorventes, desodorante, batom e bijuterias.
Para atender um número ainda maior de mulheres nesta edição, o evento contou com a ajuda de doações. Já foram arrecadados mais de mil pacotes de absorventes, 800 itens de higiene pessoal e 600 bijuterias. Enquanto no ano passado a Semana contou com quase 10 voluntárias, esta edição já tem mais de 30.
A Semana da Diversidade da Beleza é organizada pela jornalista Gleyma Lima, pela fotógrafa Olivia Tessler, pela assistente administrativa Mylena Garbin e pela assistente social Carmen Lopes. Carmen trabalha no programa da Prefeitura de São Paulo “Braços Abertos”, que acolhe usuários de drogas da Cracolândia.
Gleyma começou a pensar na importância da ação após realizar uma série de entrevistas com as mulheres que frequentam a região. Para elas, ter absorventes, maquiagens e bijuterias é uma realidade distante. Nessa época, Carmen planejava uma campanha de beleza, então se uniram em prol da causa. Começaram pedindo doações a amigos, e a Semana da Diversidade da Beleza ganhou visibilidade rapidamente.
Quer ajudar a Semana da Diversidade da Beleza?
Quem quiser ajudar pode realizar doações de absorventes, maquiagens, bijuterias e produtos de higiene (como xampus e sabonetes) até o dia 20 de janeiro nos postos de coleta espalhados por São Paulo. São eles:
A/C – Gleyma Lima – ZONA OESTE – SP
informações: 11-9911-899-21
A/C Carmen Lopes- CENTRO (MARECHAL DEODORO) – SP
Informações: 11-97279-3296
A/C Olivia Tesser – SANTO ANDRE (ABC PAULISTA)
Informações 11-98740-5139
A/C – Mylena Garbin – IPIRANGA (ALTO DO IPIRANGA) – SP
Informações – 11 – 95861-4771
A/C Renata Hilario – ZONA LESTE – SP
Informações – 11-98182 -2308
A/C Raquel de Souza – IPIRANGA/MOOCA – SP
Informações – 11-99649-6532
A/C Dani Pimenta – CENTRO (SANTA CECILIA) – SP
Informações por inbox no Facebook
A/C Fernanda Souza – INTERLAGOS
Informações – 11-5524-5500
A/C Mércia Gasparetti – BUTANTÃ – SP
Informações – 11-96697-2295
Fotos: Olivia Tesser/Divulgação