2.744 Kg, 3,59 metros de altura e 3,25 m de comprimento. Essas são as dimensões impressionantes do peixe-lua encontrado boiando nas águas da Ilha do Faial, na costa de Açores, em Portugal. A descoberta foi feita em dezembro de 2021, mas agora pesquisadores da Associação de Naturalistas do Atlântico e da Universidade dos Açores divulgaram as análises feitas no peixe gigantesco através de um artigo científico publicado na revista internacional Journal of Fish Biology.
Segundo os cientistas, esse era o peixe mais pesado do mundo, que precisou ser retirado do mar com um guindaste. Até então se considerava o maior um registro realizado no Japão, em 1996, de um animal marinho pesando 2.300 Kg.
Essa espécie de peixe-lua gigante (Mola alexandrini), que só foi descrita em 2018, pode atingir o dobro do tamanho de outra similar, a Mola mola.
“Esta descoberta melhora a nossa compreensão sobre a biologia desta espécie e o papel dos animais que se alimentam de seres gelatinosos. Revela ainda que o oceano continua saudável para sustentar os maiores animais do planeta, mas chamam a atenção para os riscos que estes correm e a necessidade de mais medidas de conservação”, alertam os pesquisadores da Associação de Naturalistas do Atlântico.
O peixe-lua pesava quase 3 toneladas
Uma das grandes curiosidades sobre esses peixes enormes é que eles são vertebrados e possuem um esqueleto ósseo ao contrário de outros grandes animais marinhos que apenas apresentam cartilagem. As fêmeas são maiores do que os machos. Com uma boca pequena, em forma de bico, se alimentam de águas-viva, medusas e plânctons.
Embora seja um ser de proporções incomuns, a fêmea produz ovos minúsculos, com um diâmetro de pouco mais de 0,10 cm, todavia, são até 300 milhões deles por período reprodutivo.
Observado em todos os oceanos, o Mola alexandrini dá preferência a águas com temperatura média de 15oC. Está ameaçado de extinção em alguns lugares do planeta.
Apesar de parecer assustador, o peixe-lua gigante é inofensivo para os seres humanos.
Um peixe-lua em alto mar: detalhe para o tamanho do mergulhador ao lado direito da foto
em relação ao animal
(Foto: Erik van der Goot/ FishBase by Marianne Nyegaard, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons)
Demais fotos: Atlantic Naturalist.ORG