PUBLICIDADE

O ameaçado soldadinho-do-araripe está mais próximo de ganhar uma unidade de conservação para sua proteção

O ameaçado soldadinho-do-araripe está mais próximo de ganhar uma unidade de conservação para sua proteção

No próximo dia 7 de maio o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai realizar uma consulta pública com a sociedade civil, moradores locais e entidades para debater a criação do Refúgio de Vida Silvestre Soldadinho-do-Araripe, no Ceará, com o objetivo de proteger essa que é uma das espécies de aves mais ameaçadas do Brasil, classificada como em perigo crítico de extinção, uma categoria abaixo do desaparecimento completo na natureza. Estima-se que sua população seja de aproximadamente 800 indivíduos.

A consulta pública acontece meses após o ICMBio ter anunciado a intenção de criar duas novas unidades de conservação na Caatinga, entre elas, uma para salvar da extinção o soldadinho-do-araripe.

Só foi em 1998 que esse pássaro, com seu topete imponente vermelho e a plumagem toda branca, com apenas algumas listras em preto, foi descrito pela ciência. Contudo, a espécie, Antilophia bokermanni, é encontrada apenas em uma área muito restrita, de menos de 50 km2, nos municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha, na Chapada do Araripe. Chamado de “Guardião das Nascentes”, ela faz ninhos próximo a riachos.

Segundo o ICMBio, a “criação da unidade de conservação é recomendada pelo Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Soldadinho-do-Araripe, que propõe medidas de proteção integral para frear a perda do habitat. Estudos técnicos e socioambientais identificaram uma área prioritária de 4.874,84 hectares, que inclui terrenos particulares, áreas da União e outras unidades de conservação já existentes.”

PUBLICIDADE

O instituto lista ainda outras ameaças ao soldadinho-do-araripe, além da perda de habitat, como a alteração da cadeia alimentar, infestação por parasitas, manejo florestal inadequado e o uso desordenado da água. “O crescimento excessivo da palmeira babaçu, por exemplo, tem impactado negativamente o ambiente de nidificação da ave. Já a desintegração florestal tem favorecido parasitas que atacam os filhotes, situação que demanda mais estudos”, afirmam os especialistas do ICMBio.

A consulta pública para a discussão da proposta irá ocorrer na próxima quarta-feira, às 9h, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato.

O ameaçado soldadinho-do-araripe está mais próximo de ganhar uma unidade de conservação para sua proteção
O soldadinho-do-araripe e sua crista de fogo: logo que foi descoberto ele já foi
considerado em perigo crítico de extinção
Foto: Rick elis.simpson via Wikimedia Commons

———————————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Produção de energia eólica x proteção de espécies ameaçadas, uma difícil equação na Caatinga
“Plantar água, comer Caatinga e irrigar com o sol”: assim, o agroecologista potiguar Tião Alves quer salvar o semiárido
Recaatingamento: no Norte da Bahia, 35 comunidades se unem para conservar e recuperar mais de 40 mil hectares de Caatinga
Nova espécie de ave da Caatinga surgiu devido a alterações no clima e no curso do rio São Francisco

Foto de abertura: Rick elis.simpson via Wikimedia Commons

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor