Finalmente. Já não era hora. Mas enfim, antes tarde do que nunca. A gigante multinacional suíça Nespresso, empresa do grupo Nestlé, anunciou que está lançando cápsulas de café biodegradáveis, feitas de papel, que podem ser compostadas em casa.
Foram necessários três anos de pesquisas e testes para que se conseguisse desenvolver um material biodegradável e que não deixasse gosto no café. Um dos maiores desafios foi criar um revestimento de biopolímero dentro da cápsula que protege o café contra a oxidação.
Atualmente as cápsulas da Nespresso são feitas de alumínio e fabricadas com 80% desse mesmo material reciclado. Todavia, a taxa de reciclagem delas ainda é muito baixa globalmente, chegando a apenas 32%.
Ao oferecer uma alternativa compostável e caseira, a expectativa é que mais consumidores se engajem na destinação correta desses resíduos.
“O objetivo não é substituir todas as cápsulas de alumínio por papel, mas dar mais opções ao consumidor. É uma alternativa a opções sustentáveis”, diz Guillaume Le Cunff, CEO da marca.
Inicialmente as novas cápsulas serão vendidas apenas na Suíça e na França. Neste último, pesquisas apontam que cerca de 45% dos franceses são adeptos da compostagem caseira.
Além disso, as cápsulas poderão ser descartadas junto com o lixo orgânico onde houver esse tipo de coleta.
De acordo com a Nespresso, nos próximos meses a novidade também será lançada em outros países da Europa. Não existe ainda previsão para a comercialização das cápsulas de papel no Brasil. Por enquanto, é feita a reciclagem das produzidas com o alumínio através dos pontos de coleta, retirada em casa ou envio pelo correio (mais informações neste link).
A companhia suíça é uma das maiores fabricantes de cápsulas de café do mundo. Presente em 81 países, em 2021 teve um faturamento global de US$ 7 bilhões, uma alta de 9% na comparação com o ano anterior. A empresa garante que quase 95% de seus cafés são cultivados de forma sustentável, provenientes do programa Nespresso AAA.
As novas cápsulas podem ser compostadas em casa ou descartadas junto com a coleta de lixo orgânico, onde esse serviço é disponível
*Com informações da assessoria de imprensa da Nespresso e Agência de Notícias Reuters
Leia também:
Compostagem em casa: vamos nessa?!
Marca sueca fabrica bicicleta com cápsulas de café recicladas
Cápsula de café?! Só se for brasileira, biodegradável e virar adubo em 4 meses
Prefeitura de Hamburgo proíbe uso de cápsulas de café em prédios públicos
Fotos: divulgação Nespresso