Lembra do filhotinho de urutau-comum que nasceu no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no Dia das Aves, em 5 de outubro? Contamos sobre ele aqui, no site. A notícia agora é triste: ele foi encontrado sem vida pelos tratadores, no ninho onde era cuidado pelos pais.
E pensar que seu nascimento foi muito celebrado pelos pesquisadores da instituição por se tratar do primeiro da espécie reproduzido em zoológicos no país. Mas, como explicou o parque em seu Instagram: “Filhotes são frágeis e, portanto, estão mais sensíveis a vir a óbito em seus momentos iniciais de vida”.
A instituição destaca que sempre dá prioridade aos cuidados dos filhotes pelos pais, por isso o urutauzinho foi mantido “no recinto sob cuidados parentais”.
E, embora ele estivesse ganhando peso e se mostrasse bastante ativo, devido ao monitoramento diário – que incluía “câmeras no período noturno, a fim de conhecer e observar melhor a relação entre filhotes e pais inexperientes” -, os veterinários identificaram a necessidade de introduzir suplemento alimentar, em alguns momentos.
“Mesmo com toda a dedicação, cuidado e atenção da nossa equipe, o filhote foi encontrado em óbito”, divulgou a instituição.
Atualmente, o Parque das Aves tem cinco exemplares de urutau, todos fruto de resgates realizados por órgãos ambientais.
__________________
Leia também:
– Urutau, o fazedor de amizades (dezembro 2018)
Com informações do Parque das Aves
Foto ilustrativa: Parque das Aves/divulgação