Depois da bofetada que deu em Chris Rock, durante cerimônia do Oscar em 2022, o ator americano Will Smith perdeu trabalhos e se recolheu. Voltou aos poucos a novas produções. Este ano, está envolvido em trabalhos diversos, entre eles um documentário sobre preservação da vida selvagem. Mas a morte acidental de um leão, durante as filmagens em Botsuana, na África Austral, trouxe Smith novamente às manchetes.
O ‘incidente’ aconteceu em junho logo após o animal ser atingido por dardo tranquilizante para receber, em seguida, colar de rastreamento, mas tornou-se público somente agora. Terá sido fatalidade? Ou falta de cuidado?
O fato deixou a todos do set atônitos e está sendo investigado pelo Departamento de Vida Selvagem do governo de Botsuana.
No filme, Smith é narrador e co-produtor em parceria com a organização Claws Conservancy. Mas nem ele, nem a ONG se pronunciaram a respeito até agora.
De acordo com seu perfil no Instagram, ele chegou a Botsuana em 17 de junho para se familiarizar com o ambiente (foto abaixo). No post em que mostra sua chegada, conta também que essa era sua “primeira vez” no país. E o último post no local, publicado na mesma rede, data de 1 de julho.
Nas redes sociais, defensores da preservação da vida selvagem têm criticado a realização do filme, que acabou culminando com a morte do leão: “Mais uma vez a vida selvagem sofre pela ganância e entretenimento humano”.
________________
Fontes: The Sun, Sunday Standard
Foto ilustrativa (destaque): David Clode/Unsplash (Reserva Massai Mara/Quénia)