
O Ibama, em ação conjunta com o Instituto de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA-SC), fez uma apreensão de animais silvestres e exóticos, suspeitos de entrar ilegalmente no país, no sábado (22/02), durante uma apresentação para crianças no Shopping Continente, no município de São José, na Grande Florianópolis, que tinha como objetivo “levar a conscientização ambiental e educativa para as crianças”, de acordo com a promoção do evento.
Segundo Leandro Aranha, analista ambiental do Ibama que participou da operação, o órgão já estava monitorando a divulgação do evento pelas redes sociais, pois o responsável pela empresa que faria a apresentação já tinha sido autuado diversas vezes antes.
No show, eram dadas informações sobre as espécies presentes, entre elas, aranhas, serpentes, anfíbios e roedores. Além dos animais vivos, havia partes de outros, como por exemplo, uma pele de sucuri amazônica. O que mais chamou a atenção da equipe do Ibama foi a falta de cuidado da organização do evento com os riscos oferecidos às crianças presentes.

Em certo momento, elas subiram ao palco improvisado e avançaram sobre os animais, tocando principalmente uma jiboia (Boa constrictor sp.) e tendo acesso à mesa onde estavam as caixas com outras espécies, incluindo uma aranha peçonhenta.
Ao ser questionado pela equipe de fiscalização do Ibama, o homem que organizava a apresentação admitiu que não tinha documentação de origem dos animais silvestres (aqueles nativos do Brasil) e nem dos exóticos (oriundos do exterior). Entre eles havia um sapo que provavelmente é da Austrália. Espécies como essa, caso escapem ou sejam soltas na natureza, podem se tornar invasoras fora de seu habitat original.

Foto: divulgação Ibama
O profissional responsável pela apresentação recebeu três multas que totalizaram R$ 24,5 mil e teve todo material e animais apreendidos. Ele responderá judicialmente por crime ambiental, com agravante da reincidência.
O Shopping Continente também foi notificado a apresentar “todas as informações do contrato com o profissional e terá sua conduta investigada a partir desta documentação”, informou o Ibama.

Foto: divulgação Ibama

tarântula
Foto: divulgação Ibama
———————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Fotos de abertura: divulgação Ibama