“É absolutamente incrível o que você pode encontrar em nossas costas rochosas, e hoje foi um exemplo perfeito da incrível vida selvagem que temos à nossa porta aqui na Cornualha”, escreveu a artista e fotógrafa Vicky Barlow ao compartilhar as fotos feitas no último final de semana, na costa da Inglaterra, de uma lesma-do-mar-arco-íris (Babakina anadoni).
Voluntária de um projeto de conservação, o “The Rock Pool Project”, ela tinha finalizado as atividades do dia e estava em busca de um caranguejo-aranha. Mas ao levantar uma rocha bastante grande e pesada, coberta por várias algas marinhas, algo extremamente brilhante e incomum chamou sua atenção. Era a lesma-do-mar-arco-íris.
“E esse belo animal se desenrolou e se revelou em seu tecnicolor completo”, contou Vicky.
A espécie faz parte da família dos nudibrânquios eólicos, caracterizada por suas cores vivas e formas incomuns. Essas lesmas são encontradas com mais frequência em regiões de águas mais quentes, como na costa oeste da Espanha, e também em Portugal e na França.
Todavia, especialistas acreditam que devido ao aumento da temperatura dos oceanos, elas começaram a ser avistadas também no litoral do Reino Unido. No ano passado, uma já havia sido fotografada.
“Como a maioria dos nudibrânquios, ela tinha uma personalidade e tanto, erguendo-se para ter uma visão melhor de seus arredores e usando seus ‘tentáculos’ ao longo de suas costas para parecer maior se uma de nossas mãos chegasse muito perto”, revelou a fotógrafa.
Depois dos seus 15 minutos de fama, a pequena lesma-do-mar-arco-íris foi devolvida ao lugar onde foi encontrada.
Vicky Barlow é designer em Londres, mas nos finais de semana é uma ávida e talentosa fotógrafa de vida selvagem. Veja mais sobre o trabalho dela em seu perfil no Instagram.
Vídeos e fotos: Vicky Barlow