Não bastasse o impacto que o lixo plástico já provoca nos oceanos e na vida dos animais marinhos, aos poucos, ele também vai sendo percebido na terra.
A ONG Wisconsin Human Society, nos Estados Unidos, divulgou a notícia em sua página no Facebook de cinco filhotes de esquilos que ficaram presos pelo rabo por causa de plástico. A mãe teria construído o ninho com grama e pedaços de plástico.
Os animais foram encontrados por um morador da região e levados até a ONG. Depois de anestesiados, um a um, os esquilos passaram por um procedimento para terem seus rabos desatados. Segundo a equipe da Wisconsin Human Society, era impossível saber qual rabo era de qual bichinho.
Os esquilos estavam ligados por um nó de grama e plástico
Caso nada tivesse sido feito, provavelmente os animais teriam morrido. Os rabos dos esquilos são importantes para dar equilíbrio e também, para mantê-los aquecidos.
Os veterinários foram cuidadosos para tratar da cauda dos filhotes, umas sofreram mais avarias do que outras em seu tecido, devido à falta de circulação.
Um dos esquilinhos anestesiado enquanto a cauda era desatada
Na semana passada, a organização informou que todos os esquilinhos passavam bem e se alimentavam apropriadamente. Eles ainda estão sendo monitorados para que os veterinários tenham certeza que não haverá necrose do rabo. Após estarem certos disso, os animais voltarão à vida selvagem.
O filhotinho após o procedimento
Em maio deste ano, em outra reportagem aqui do Conexão Planeta, mostramos como uma pesquisa revelou que o microplástico contamina solo até de montanhas mais remotas da Suíça. Cientistas da Universidade de Berna estimaram que sejam 53 toneladas de micropartículas plásticas depositadas em áreas de várzeas de rios de reservas naturais do país.
Ou seja, lugar nenhum mais do planeta está protegido do lixo plástico. Nosso modo de vida impacta toda a vida na Terra. Precisamos reduzir urgentemente o uso deste material!
#ChegaDePlástico!
Fotos: reprodução Facebook Wisconsin Humane Society
Cada uma que aparece por causa dessa malfadada Era do Plástico que até Deus duvida mas ainda bem que foram soltos. Agora, peraí: Esquilinhos no ninho, quer dizer mamãe por perto ou será que esses bebês são órfãos, porque se ela estiver viva, deve estar no maior sufoco procurando os filhos, eu estaria. Cadê a pobre, meu Deus, cadê?