PUBLICIDADE

Esperança para a conservação: nasce bebê bongo da montanha oriental, espécie de antílope criticamente ameaçada

Woburn Safari Park, em Bedfordshire, na Inglaterra, está em festa desde 16 de outubro! Nasceu um filhote de bongo da montanha oriental, macho, da espécie do antílope herbívoro Tragelaphus eurycerus isaaci. Natural do Quênia, a espécie foi caçada até quase a extinção – hoje, existem menos de 100 indivíduos na natureza – e, se não se recuperar, pode ser extinto em 20 anos.

O pequeno, que ainda não foi batizado, é o primeiro filhote de bongo nascido no parque em mais de dez anos. Uma grande vitória para o programa de reprodução em cativeiro do zoo! É também o primeiro filhote de Otaya (mãe) e Pesaka, carinhosamente conhecido como Sonny pelos tratadores.

Esperança para a conservação: nasce bebê bongo da montanha oriental, espécie de antílope criticamente ameaçada
Foto: Woburn Safari Park/divulgação

Assim que o bebê nasceu, logo ficou de pé, todo desengonçado em suas pernas bambas, na cama de palha preparada para sua chegada. Empapado pelo líquido da placenta, demorou um pouco para revelar seus olhos espertos e suas enormes orelhas (que não crescerão mais e perderão a atenção quando os chifres majestosos se desenvolverem), conquistando o coração dos tratadores “com sua natureza tímida, mas cada vez mais confiante”. 

De acordo com o parque, mamãe e filhote passam bem e estão sendo mantidos dentro do estábulo para que tenham tranquilidade e tempo para se relacionarem. E, também, para que o pequeno mame bem e cresça forte e Othaya se alimente e se recupere. 

PUBLICIDADE

O bebê tem sido flagrado explorando o ambiente, mas sempre grudado na mãe enquanto adquire mais firmeza. 

Esperança para a conservação: nasce bebê bongo da montanha oriental, espécie de antílope criticamente ameaçada
Mãe e filho estão sendo mantidos no estábulo para que se relacionem com tranqüilidade e se recuperem bem
Foto: Woburn Safari Park/divulgação

Destino do raro antílope: reprodução

A chegada do filhote não significa apenas um momento emocionante e marcante para a equipe do Woburn Safari Park, mas também mais um capítulo especial na história de Otaya, que teve um irmão gêmeo, ocorrência muito rara entre os antílopes. 

Agora, com seu primeiro filhote, ela é protagonista de um trabalho de grande significado para a conservação desta espécie classificada como criticamente ameaçada na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), devido à caça ilegal e perda de habitat.

“Os bongos fazem parte de um programa de reprodução crucial e esperamos que, no futuro, o filhote viaje para outra área de vida selvagem e inicie seu próprio grupo de reprodução [como o pai]”, declarou Tom Robson, chefe das reservas, ao site da instituição.

Sonny, pai do pequeno bongo, chegou a Woburn em novembro de 2023 como parte do programa de gestão de espécies ameaçadas da EAZA (Associação Europeia de Zoológicos e Aquários), um movimento coordenado por especialistas com o intuito de garantir a diversidade genética na reprodução em cativeiro.

Segundo Robson, ele se juntou a um rebanho de quatro bongos e logo se misturou às fêmeas, “sem perder tempo em fazer seu trabalho e exibir comportamentos de reprodução”. 

O destino do pequeno já está decidido: ele será certamente um reprodutor para garantir a recuperação da espécie. 

Por ora, assim que mãe e bebê estiverem recuperados, se juntarão ao resto do rebanho de bongos na área do parque conhecida como Floresta Africana, onde os visitantes poderão conhecer o filhote. 

A seguir, assista ao vídeo em que o filhote se levanta

________

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Foto: Woburn Safari Park/divulgação

Com informações de Woburn Safari Park, Good News Network, BBC e Smithsonian Magazine

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor