Demorou muito para a humanidade se dar conta de que um dos bens mais preciosos do planeta também é finito: a água. Sem ela, não sobreviveríamos na Terra. Por esta razão é fundamental que preservemos nossos recursos hídricos. Para falar sobre essa riqueza natural de maneira educativa, mas também lúdica e interativa, será inaugurado em Curitiba o “Museu Planeta Água“.
Com o tema “Porque a vida escolheu a Terra”, o museu convidará seus visitantes a conhecerem um pouco mais sobre os mistérios, as características, os aspectos científicos e as interações ecológicas envolvendo a água.
Um dos principais objetivos do Museu Planeta Água é propor a reflexão. Para isso, o espaço será dividido em diversas temáticas, como “A Origem da Água”, “Água e Consumo”, “Água e Prazer” e “Água e Morte”.
“A reflexão começa pela análise de um globo terrestre e das quantidades proporcionais de água existentes na Terra, revelando como é escassa a água potável no planeta. Em lugar da divisão política e geográfica, a Terra se apresenta com os nomes dos grandes rios impressos, salientando que mesmo as áreas continentais são cobertas, em grande parte, por água”, destacam os curadores do museu.
Dentre as atrações em destaque estão um enorme esqueleto de uma baleia azul, com 23 metros de
comprimento e 4 toneladas, construído com embalagens plásticas – um manifesto contra a poluição dos oceanos.
Há também um mapa mundi mostrando mais de 90 camadas do relevo da Terra, evidenciando a profundidade e os recortes geológicos dos oceanos. Sobre ele, projeções vídeo mapeadas, com temas como a história dos deslocamentos humanos pelos mares, o lixo nos oceanos e a formação dos rios voadores sobre a Amazônia.
O Museu Planeta Água foi montado num espaço localizado na primeira estação de tratamento de água da capital do Paraná, no bairro do Tarumã.
A abertura do novo museu de Curitiba será feita em etapas. Esta semana aconteceu a inauguração oficial, mas apenas para a visitação de colaboradores e de parceiros, assim como para propiciar a realização de atividades de organização e capacitação de monitores e equipe técnica a fim de testar e garantir a segurança, conforto e qualidade do atendimento em breve ao público.
Em setembro, o espaço abrirá para instituições de educação e escolas (as visitas deverão ser agendadas previamente no site). E finalmente, em novembro, o museu poderá ser apreciado pelo público em geral, mas sempre com reservas antecipadas.
Agora é só aguardar mais uns meses e enquanto isso, a gente já compartilha essas fotos para você ter uma ideia de como será a sua visita!

Fotos: divulgação Museu Planeta Água/Alex Trinks