PUBLICIDADE

Califórnia declara estado de emergência enquanto incêndios avançam sem controle por Los Angeles

Califórnia declara estado de emergência enquanto incêndio avança sem controle por bairros de Los Angeles

Enquanto grande parte dos Estados Unidos ainda se recupera de uma onda de frio extremo, que levou muita neve e temperaturas negativas para as regiões centrais e a costa leste do país, o governo da Califórnia declarou na terça-feira (07/01) estado de emergência por causa de um incêndio florestal de grandes proporções que atinge a cidade de Los Angeles, no sul do estado. Cinco mortes já foram confirmadas.

No momento, a situação mais crítica é em Pacific Palisades, um bairro residencial onde moram muitas celebridades, localizado entre as montanhas de Santa Monica e o Oceano Pacífico.

O fogo que surgiu nas encostas rapidamente se espalhou para casas e construções próximas, por causa de rajadas de ventos fortíssimas, comparadas àquelas observadas durante furacões. Mais de 80 mil pessoas receberam ordem de evacuação e foram obrigadas a abandonar suas casas. Muitas já foram completamente destruídas pelas chamas. Vários abrigos estão sendo disponibilizados para a população. Escolas foram fechadas.

Segundo a mais recente atualização do Departamento de Bombeiros de Los Angeles, o incêndio avançou sobre novas áreas, ao leste e norte de Pacific Palisades. Neste momento, mais de 1.400 brigadistas estão trabalhando para combater quatro focos: o Eaton Fire (Altadena, La Cañada Flintridge e partes Glendale), o Hurst Fire (Sylmar), Woodley Fire (Sepulveda Basin Wildlife Reserve e Woodley Park) e o Palisades Fire (assim como furacões, incêndios recebem nomes nos Estados Unidos).

PUBLICIDADE

Como os incêndios ainda estão fora de controle, equipes de bombeiros de outras cidades do estado estão sendo encaminhadas para Los Angeles.

Califórnia declara estado de emergência enquanto incêndio avança sem controle por bairros de Los Angeles
Registro da cortina de fumaça avançando sobre Pacific Palisades
Foto: reprodução Instagram Los Angeles Fire Department

Autoridades afirmam que incêndios nesta época do ano são muito raros na Califórnia, afinal, é inverno no Hemisfério Norte. Mas especialistas afirmam que esses desajustes são, provavelmente, efeitos das mudanças climáticas. Em algumas áreas, a força do vento chegou a 160 km/h.

Uma nota divulgada nesta quarta-feira pelo Sistema de Meteorologia dos Estados Unidos alerta que “condições climáticas perigosas de incêndio estão ocorrendo no sul da Califórnia, com as condições mais extremas esperadas para esta manhã”, e que apesar da expectativa de que o vento diminua gradualmente, na quinta-feira a situação ainda deve ser preocupante.

No vídeo abaixo, divulgado pelo Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles, é possível ver a força das chamas em Palisades:

*Com informações adicionais da CBS News, The Washington Post e The Guardian

**Texto alterado às 21h30 para atualizar o número de mortes

——————————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também: 
“Se você não acredita em mudança climática, venha para a Califórnia”, diz governador do estado sobre incêndios devastadores

Foto de abertura: County of Los Angeles Fire Department

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor