PUBLICIDADE

Água da chuva de cidades paulistas está contaminada com agrotóxicos

Água da chuva de cidades paulistas está contaminada com agrotóxicos

Estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que a água da chuva pode estar contaminada por agrotóxicos e que o uso desta água para fins de abastecimento da população deve ser feito com cautela. As informações são da Revista Fapesp.

A pesquisa, publicada no periódico científico Chemosphere, coletou e examinou amostras de três cidades paulistas: Campinas, Brotas e a capital São Paulo. Nos três locais, a água da chuva estava contaminada com agrotóxicos. A coleta ocorreu no período de agosto de 2019 a setembro de 2021.

Campinas apresentou a maior concentração de agrotóxicos (herbicidas, fungicidas e inseticidas), com 701 microgramas por metro quadrado (µg/m²), seguindo-se Brotas, com 680 µg/m2, e São Paulo, com 223 µg/m². 

Segundo a Revista Fapesp, as análises indicaram uma associação direta entre a proporção de agrotóxicos encontrados e a extensão dos cultivos agrícolas, que ocupam quase metade dos 795 quilômetros quadrados (km²) do município de Campinas, 30% dos 1.101 km² de Brotas e 7% dos 1.521 km² da capital paulista. 

PUBLICIDADE

Entre os 14 agrotóxicos identificados, o herbicida atrazina, apesar do uso ser proibido, foi detectado em todas as amostras das três cidades. 

“A ideia de que a gente, ao tomar água de chuva, estamos tomando uma água limpa, não é de toda verdade. Eu acho que isso que o estudo acaba trazendo um pouco: de levantar esse alerta com relação a essa questão ou a esse uso”, destacou a coordenadora do estudo, Cassiana Montagner à Revista Fapesp.

*Texto publicado no site da Agência Brasil em 23/04/25

————————–

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Governador do Ceará dá apoio ao uso de drones para aplicação de agrotóxicos
Sobretaxa ao açaí e incentivo a agrotóxicos: os retrocessos da reforma tributária
Pacote do Veneno: nova lei de agrotóxicos é questionada em ação de inconstitucionalidade no STF
Pecuarista desmata grande área no Pantanal com pulverização de 25 agrotóxicos, entre eles substância usada na Guerra do Vietnã
27 agrotóxicos são detectados na água consumida em 210 municípios como São Paulo, Lages, Camaçari e Fortaleza

Foto de abertura: Freepik

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor