Jogo educativo para computador intitulado Floresta Virtual foi desenvolvido pela equipe do Espaço Interativo de Ciências (EIC), grupo ligado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), que é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP).
Desenvolvido apenas para PC, o jogo permite a conexão com a Amazônia de forma lúdica, promovendo a conscientização sobre a importância do bioma, bem como da imensa biodiversidade nele existente.
A floresta é explorada por meio de simulação em 3D realista, utilizando ferramentas digitais, que permitem ao visitante conhecer a flora e a fauna do bioma, bem como o conhecimento dele extraído por diferentes etnias dos povos originários.
O passeio em 3D é guiado por uma seta, localizada na parte superior da tela, que auxilia o jogador a localizar diferentes plantas, animais e curiosidades da floresta.
Durante a navegação, o jogador pode interagir com elementos que compõem a floresta, adquirindo conhecimentos gerais e específicos sobre plantas e animais que ali habitam. Ao longo do percurso o usuário poderá participar de questionários e conquistar bonificações que o estimularão a interagir com os elementos da mídia e testar os conhecimentos adquiridos.
O desenvolvimento do jogo envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas e estudantes de diferentes áreas, tanto de tecnologia da informação como de ciências da natureza, sob a orientação geral da professora Leila Beltramini, do IFSC/USP.
Destinado ao público infantojuvenil, o gameTur é indicado para escolas e também para entretenimento do público geral. Seu acesso se dá por um navegador e está disponível para download gratuito pelo site do EIC.
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* Este texto foi originalmente publicado no site da Agência Fapesp em 14/11/2023
Foto: divulgação