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Nova York vai investir US$1,7 bilhão em infraestrutura para melhorar a segurança de ciclistas e pedestres

Nova York vai investir US$1,7 bilhão em infraestrutura para melhorar a segurança de ciclistas e pedestres

Os táxis amarelos sempre foram um dos símbolos de Nova York. No vai-e-vem frenético pelas movimentadíssimas ruas da cidade americana, os veículos são os “donos do pedaço”. Mas uma nova lei, recém-aprovada, pode acabar com a soberania dos carros.

Com investimento de US$ 1,7 bilhão, a ser feito nos próximos dez anos, serão construídas 250 novas ciclovias e 92 mil m2 de calçadas e espaços para pedestres.

“Esta é uma iniciativa para dar um fim à cultura do carro de uma maneira abrangente e ponderada e tenho muito orgulho de aprovar essa legislação”, comemorou Corey Johnson, autor do projeto de lei. “A maneira como nossas ruas foram planejadas não faz sentido e os novaiorquinos pagam o preço todos os dias, presos em ônibus lentos ou arriscando-se em suas bicicletas, sem ciclovias seguras… Quero revolucionar completamente como compartilhamos nosso espaço nas ruas”.

Nas últimas décadas, o Departamento de Transportes de Nova York investiu na ampliação da rede de ciclovias da cidade para atender uma crescente demanda da população por mais vias acessíveis às bicicletas.

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De acordo com uma pesquisa realizada em maio de 2019, cerca de 800 mil pessoas usam suas bikes regularmente em Nova York. Apenas em um dia, estima-se que sejam realizadas 490 mil viagens de bicicleta pela cidade. Em um período de dez anos, entre 2007 e 2017, houve um aumento de 134% no número de pessoas que afirmam pedalar diariamente.

Em comparação a outras grandes cidades dos Estados Unidos, Nova York aparece como a que mais viu a prática do ciclismo crescer entre sua população. A única outra metrópole que apresentou uma tendência parecida foi a capital americana, Washington D.C, conforme você confere no gráfico abaixo.

Nova York vai investir US$1,7 bilhão em infraestrutura para melhorar a segurança de ciclistas e pedestres

Todavia, o aumento da popularidade das bikes entre os novaiorquinos veio acompanhado de uma má notícia: um salto no número de atropelamentos de ciclistas. Até agora, em 2019, foram registradas 25 mortes, o índice mais alto em 20 anos.

Por isso, a nova lei se faz tão importante. As primeiras obras de melhoria da infraestrutura devem ser entregues em 2021, como por exemplo, a proteção com câmeras ou barreiras físicas das ciclovias já existentes. Também estão incluídos no plano a restauração de pontos de ônibus e a adequação dos semáforos de trânsito para que a circulação do transporte público seja mais rápida e eficiente, além da instalação de mais sinais para pedestres.

*Com informações do jornal The Guardian

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Foto: NYC The Official Guide

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