PUBLICIDADE

Zoológico de Chester, no Reino Unido, celebra nascimento de 11 pinguins Humboldt, espécie ameaçada de extinção 

Zoo de Chester celebra nascimento de 11 pinguins Humboldt, espécie ameaçada de extinção 

11 adoráveis bebês pinguins Humboldtespécie ameaçada de extinção, nasceram em meados de abril, mas somente agora, passados mais de 40 dias, o Zoológico de Chester, no Reino Unido, divulgou o acontecimento tão aguardado. 

Os cuidadores preferiram deixar passar o período mais delicado para aves que não voam para celebrar o maior número de pinguins nascidos em uma década no recinto. 

Foto: Chester Zoo/divulgação

“Temos o prazer de dizer que todos os pintinhos parecem realmente saudáveis ​​e que os pais têm feito um excelente trabalho cuidando dos recém-chegados até agora”, conta Zoe Sweetman, gerente da equipe de papagaios e pinguins do zoológico.

PUBLICIDADE

E completa: “Como tratadores, nosso principal papel na criação dos novos filhotes é garantir que os pinguins adultos tenham tudo o que precisam”. 

“Às vezes, isso pode significar fornecer peixe extra, que os pais engolem, transformam em uma sopa rica em proteínas e depois regurgitam para alimentar os filhotes. Também pesamos os pequenos regularmente para podermos monitorar seu desenvolvimento – em média, eles passaram de ínfimos 80g para 2,5kg em apenas 40 dias. Tem sido um grande esforço de equipe!”.

Fotos (acima e abaixo): Chester Zoo/divulgação

Nomes de plantas e flores

Assim que se revelam fortes e saudáveis, os animais são batizados. No caso dos pinguins, já foram escolhidos nomes de heróis do NHS (funcionários que se destacam nos serviços hospitalares e comunitários do National Health Service, sistema de saúde público da Inglaterra)atletas olímpicos britânicos e marcas de chocolate em barra.

Sweetman até brincou dizendo que sua equipe poderia ter batizado os 11 filhotes com os nomes dos jogadores de um time de futebol, mas optaram por flores. 

Foto: Chester Zoo/divulgação

Por enquanto, apenas cinco foram nomeados: “Urtiga e Cardo (da erva Cardo-Mariano) são os mais espoletas do grupo, enquanto Tulipa e Narciso são mais tranquilos”, e ainda tem o Dente-de-Leão, que não teve sua personalidade revelada.

O pinguim mais vulnerável 

Segundo especialistas do zoológico, entre as 17 espécies de pinguins existentes no planeta, esta é a que corre maior risco devido, principalmente, às mudanças climáticas e à pesca excessiva, que os deixa sem alimento.

Foto: Chester Zoo/divulgação

Por isso, foi recentemente classificada como vulnerável ​​à extinção na Lista Vermelha da IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza. Daí a importância do nascimento de tantos filhotes de uma só ninhada.

Esse pinguim é natural das costas do Chile, do Peru e da Argentina, onde há uma corrente muito fria – corrente de Humboldt, daí o nome da espécie -, que traz águas geladas e ricas em nutrientes da Antártida.

Vive em grandes colônias e pode nadar a 40km/hora, a mesma velocidade média do corredor Usain Bolt, em sua corrida recorde de 100 metros.  

O zoológico e a conservação 

Vale ressaltar, aqui, o trabalho do Zoológico de Chester, uma das instituições mais ativas do Reino Unido na criação em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção.

Entre seus esforços estão:
– o urso andino: conhecido como urso-de-óculos, urso-de-lunetas ou jukumari, é nativo das encostas dos Andes, da Venezuela à Bolívia;
– o tigre de Sumatra, da Indonésia;
– o mico-do-algodão ou sagui-de-cabeça-de-algodão, do qual falamos aqui no site, no ano passado, quando nasceram trigêmeos dessa espécie rara no Zoo de Chester;
– o macaco-de-crista Sulawesi ou macaco-nigra, encontrando apenas na Ilha de Sulawesi, na Indonésia; 
– o cervo-pintado das Filipinas;
– o ocapi, parente da girafa, da República Democrática do Congo; e
– o sifaka-de-coquerel que, como todos os lêmures, é endêmico de Madagascar.

__________

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Foto (destaque): Zoo de Chester/divulgação

Com informações da BBC e Good News

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE