PUBLICIDADE

Wolverine é avistado em parque nos Estados Unidos: não o personagem da Marvel, mas o raríssimo mamífero carnívoro em que ele foi inspirado

Wolverine é avistado em parque nos Estados Unidos: não o personagem da Marvel, mas o raríssimo mamífero carnívoro em que ele foi inspirado

Se você nunca tinha ouvido falar nele, tudo bem. Eu confesso que também não o conhecia. O personagem mutante da Marvel, Wolverine, interpretado nos filmes de cinema pelo ator Hugh Jackman, sim, mas não o carcaju, em que ele foi inspirado. Pertencente à família dos mustelídeos (ariranhas, lontras, furões), da qual ele é a maior espécie, a Gulo gulo, esse mamífero carnívoro parece-se com um urso pequeno.

Também chamado de glutão em português, em inglês ganhou o nome de “wolverine”. É nativo de áreas montanhosas, com florestas densas, muitas vezes de pinheiros, no Hemisfério Norte, em países como Estados Unidos e Canadá, e em regiões de muito frio, como Sibéria e Alasca.

Por ser muito arisco, é raríssimo avistá-lo. Mas recentemente ele foi gravado em vídeo por um guia de turismo de uma empresa americana no Parque Nacional de Yellowstone, localizado entre os estados de Wyoming, Montana e Idaho.

“Ainda estou um pouco sem palavras…. Esta foi uma experiência única na vida!”, escreveu MacNeil Lyons, proprietário da agência de ecoturismo Yellowstone Insight e ex-guarda florestal, nas redes sociais.

Estima-se que existam sete carcajus no parque americano. Um deles foi flagrado por uma armadilha fotográfica no final de 2020.

Wolverine é avistado em parque nos Estados Unidos: não o personagem da Marvel, mas o raríssimo mamífero carnívoro em que ele foi inspirado

Imagem feita pelas câmeras de Yellowstone

Espécie de hábitos solitários e noturnos, o carcaju tem patas dianteiras com garras longas e encurvadasassim como o personagem Wolverine -, que o ajudam a subir em árvores. Em busca de comida, pode percorrer até 24 km num único dia. Muitas vezes segue lobos para se alimentar dos restos de suas presas. Possui dentes afiados e uma mandíbula poderosa que pode esmagar ossos, mesmo aqueles congelados pela neve. Quando está faminto, é agressivo.

Sua pelagem, em que predominam tons de preto, marrom e castanho, é densa para o proteger do frio intenso. Chega a pesar até 30 kg.

Wolverine é avistado em parque nos Estados Unidos: não o personagem da Marvel, mas o raríssimo mamífero carnívoro em que ele foi inspirado

Dentes afiados e mandíbula poderosa
(Foto: Barney Moss/Creative Commons/Flickr)

Assim como outros animais, os machos demarcam seu território com urina. As fêmeas fazem tocas na neve para ter seus filhotes, cerca de dois ou três por gestação.

Há um temor que a espécie entre em extinção devido ao aquecimento global.

“A neve profunda é fundamental para sua sobrevivência. As fêmeas escavam tocas com mais de 1,5 metros de profundidade para proteger os filhotes enquanto eles são vulneráveis. Se a neve vier mais cedo ou mais tarde no ano, pode estar fora de sincronia com os ciclos de reprodução da espécie. Se houver menos neve, ou se a neve derreter muito cedo, também pode comprometer a sobrevivência dos mais jovens. Muitas pessoas se perguntam o que será deles no futuro”, questiona a equipe de biólogos de Yellowstone.

São apenas sete carcajus no parque americano: duas fêmeas e cinco machos
(Foto: reprodução Facebook Yellowstone National Park)

Yellowstone é o primeiro parque nacional dos Estados Unidos. Se tornou uma área protegida em 1872, quando o presidente americano Ulysses S. Grant assinou um decreto para sua preservação. Recebe milhões de visitantes todos os anos. Essas pessoas são atraídas até lá para ver de perto suas belezas naturais e a maior coleção do mundo de geysers (fontes de águas termais que jorram jatos e emitem vapor, de forma cronometrada). O parque é habitat ainda de uma diversidade enorme de animais – são quase 60 espécies de mamíferos, incluindo o lobo cinzento, o urso pardo, o bisão, o lince e o alce.

*Com informações dos sites National Geographic Kids, Yellowstone National Park e Wiki Mundo Animal

Leia também:
Parque Nacional de Yellowstone tem projeto piloto com ônibus elétrico autônomo
Ursos “fazem a festa” em parques fechados dos Estados Unidos
Mulher
que ficou perto de ursa com filhotes para tirar fotos recebe sentença de prisão e multa de 2 mil dólares

Foto de abertura: montagem imagem de divulgação Marvel e domínio público/pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE