PUBLICIDADE

‘Vote por Mim’: campanha mostra quem são os candidatos às eleições que incluem a proteção à fauna silvestre em seus programas

'Vote por Mim': campanha revela candidatos às eleições que incluem a proteção à fauna silvestre em seus programas

Estamos às vésperas das eleições de 2022 – hoje, faltam apenas 24 dias! – e, quanto mais próximos ficamos de 2 de outubro, torna-se ainda mais imprescindível ter certeza de que nossas escolhas estão alinhadas com as causas que defendemos.

Se você defende a causa animal em todo seu espectro – não apenas a dos animais domésticos e que vivem nas ruas dos grandes centros urbanos – e quer eleger candidatos que estão atentos a fauna silvestre, precisa conhecer as propostas do seu candidato nesse campo.

Mas, mesmo que você não seja um/a ativista dessa causa, é importante compreender que esses animais fazem parte da natureza que precisamos proteger e devem ser contemplados por leis justas.

E são os políticos eleitos que gerem e legislam sobre questões que envolvem a conservação ambiental, que inclui esta fauna tão especial.

Por isso, a campanha Vote por Mim, lançada hoje pelo site Fauna News, é muito bem-vinda, ainda que não tenha incluído, na análise, os candidatos a deputado estadual e federal, devido à quantidade. Seria um trabalho insano.

Mas faço uma ressalva aqui: o projeto talvez pudesse ter contemplado a avaliação dos programas dos candidatos que dizem lutar pelos animais – sejam eles novatos no Congresso e nas Assembleias Legislativas, ou já atuantes. Infelizmente, não são muitos, então seria fácil destacá-los nesta avaliação.

Como pesquisar

O site da campanha apresenta os programas de todos os candidatos à presidência (por que todos? até Roberto Jefferson, inelegível, está na lista!) e dos três mais bem classificados aos governos estaduais nas pesquisas de intenção de voto (até 25 de agosto), registrados na Justiça Eleitoral.

No caso dos presidenciáveis, cada candidato é apresentado em uma página com informações a cerca do assunto identificadas em seu programa, além de link para seu programa de governo, se o leitor tiver interesse em se aprofundar.

No caso dos candidatos a governador, os perfis estão organizados por estado e Distrito Federal. O leitor escolhe o que deseja pesquisar, clica e acessa uma página com as propostas dos três candidatos avaliados.

Realidade

A pesquisa identificou o que cada candidato propõe para a gestão e a conservação dos animais selvagens e a constatação é triste: a maioria não aborda o tema.

Dos 12 candidatos à presidência presidenciáveis, por exemplo, somente três apresentam proposta para proteger a fauna silvestre ou demonstram alguma preocupação. Com um detalhe: nem todas as sugestões são boas.

E apenas 20% das 95 propostas dos candidatos aos governos dos estados revelam interesse por nossa fauna. “Isso em 15 estados”, destaca a campanha.

De qualquer forma, é importante observar que, quando um candidato se compromete a proteger o meio ambiente e a biodiversidade, o impacto positivo sobre a fauna silvestre deve ser considerado. Ou seja, indiretamente, esses animais podem ser beneficiados. Mas claro que isso não é desculpa para que seus programas não incluam projetos voltados para essas espécies.

É importante identificar, portanto, quem está comprometido com a luta contra a devastação e indica isso em seu programa. E, ainda que não foque nos animais silvestres, ao ser eleito, você pode se comprometer a cobrar do seu candidato uma atenção em especial a tema tão urgente.

Cidadania é isso e, mais do que nunca, precisamos exercê-la de maneira responsável. Por nós e por todos os seres vivos que habitam este país.

“Animais não votam!”

Para disseminar a campanha Vote por Mim nas redes sociais, foram produzidos vídeos (assista três deles, abaixo) que destacam quatro espécies entre as que vivem sob ameaça constanteanta, ariranha, onça e papagaio verdadeiro -, devido a atropelamentos nas rodovias que cortam os biomas, à caça ilegal, ao tráfico ou à perda de seu habitat por conta de queimadas e do desmatamento

O slogan alerta e convida: “animais não votam, então os eleitores devem votar por eles”.

Assista e compartilhe em suas redes com a hashtag #VotePorMim. Todos os materiais produzidos para a campanha estão disponíveis neste link.

Foto montagem com imagens dos vídeos da campanha

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE