“Vocês não estão tentando o suficiente”, diz Greta Thunberg a senadores do Congresso dos Estados Unidos

“Vocês não estão tentando o suficiente”, diz Greta Thunberg a senadores do Congresso dos Estados Unidos

Definitivamente Greta Thunberg não tem medo de falar a verdade. Nem se intimida diante dos “poderosos”. A ativista sueca, de apenas 16 anos, que começou uma greve solitária pelo clima, em frente ao parlamento de seu país, no ano passado, e desde então tornou-se uma das principais lideranças do mundo na luta contra as mudanças climáticas, está nos Estados Unidos.

Na sexta-feira passada (13/09), ela levou centenas de jovens para protestar pelo planeta em frente à Casa Branca, em Washington D.C., como o Conexão Planeta mostrou, com exclusividade, em mais um evento do movimento batizado de #FridaysForFuture.

Esta semana Greta teve um encontro com o ex-presidente Barack Obama, na sede da fundação que leva seu nome (veja vídeo ao final deste post), e ontem (17/09), ao lado de outros jovens ativistas, esteve no Congresso falando a senadores da Força Tarefa da Crise Climática. A conversa foi franca e direta, como sempre.

“Por favor, economizem seus elogios. Não queremos isso”, afirmou. “Não nos convidem aqui para nos dizer como somos inspiradores sem realmente fazer nada a respeito, porque isso não leva a nada”.

E Greta continou. Lembrou sutilmente aos senadores que os jovens ativistas presentes ali eram estudantes, não especialistas, quando foram questionados sobre que recomendações poderiam dar.

“Se vocês querem conselho sobre o que deve ser feito, convidem os cientistas. Peçam para ouvir os conhecimentos deles. Nós não queremos ser ouvidos. Queremos que a ciência seja ouvida”, enfatizou.

Diante dos parlamentares, a ativista fez uma crítica séria. “Eu sei que vocês estão tentando, mas não o suficiente. Desculpe”.

Após a frase acima, alguns gargalharam e outros aplaudiram em apoio.

Greve Global pelo Clima em 20 de setembro

Nesta sexta-feira (20/09), Greta Thunberg estará à frente da Greve Global pelo Clima. Milhares de estudantes em mais de 140 países já confirmaram presença na manifestação. Em Nova York, onde deve acontecer uma grande marcha, a prefeitura divulgou que os alunos da rede pública terão suas faltas abonadas para participar. A marca de cosméticos Lush também anunciou que fechará suas fábricas e lojas para se juntar aos protestos.

A ativista estará em Nova York, junto aos manifestantes, e depois discursará no Encontro sobre o Clima das Nações Unidas. Não há dúvida nenhuma que a adolescente também arrebatará uma onda de jovens para as ruas daquela cidade, pois por onde passa, conquista mais e mais seguidores.

O ativismo que inspira

Desde 2018, Greta já inspirou milhões de jovens do mundo inteiro a irem para as ruas e cobrar mais ações de seus governos para combater as mudanças climáticas, em um movimento batizado de #FridaysForFuture.

Neste último ano, a adolescente de 16 anos já foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, apareceu na capa da revista Time, foi eleita “Mulher do Ano” pelo jornal sueco Expressen e Embaixadora da Consciência da Anistia Internacional.

Abaixo, o vídeo do encontro de Greta Thunberg e Barack Obama:

Leia também:
Greta Thunberg fala no parlamento francês, dribla os deputados conservadores e envia mensagem para jovens brasileiros
Greta Thunberg é nomeada ‘Game Changer of The Year’ pela revista britânica GQ
Greta Thunberg atravessará o Atlântico a bordo de um veleiro de regata para participar da Cúpula do Clima, em Nova York
Greta Thunberg grava música com banda britânica The 1975 e convoca rebelião pelo clima
Greta Thunberg, líder da greve mundial de estudantes pelo clima, doa prêmio de mais de R$ 100 mil para ONGs

Foto: reprodução Facebook Greta Thunberg

2 comentários em ““Vocês não estão tentando o suficiente”, diz Greta Thunberg a senadores do Congresso dos Estados Unidos

  • 23 de setembro de 2019 em 6:32 AM
    Permalink

    Acho que a frase original, “you’re not trying hard enough” que da origem ao título da sua matéria, se traduz do inglês mais corretamente como “vcs não estão SE ESFORÇANDO o suficiente”, porque a palavra “try” nesse contexto é uma expressão idiomática do inglês, e se é traduzida apenas literalmente perde a força da frase original, e não traduz claramente a intenção. Só uma sugestão.

    Resposta
    • 25 de setembro de 2019 em 10:04 PM
      Permalink

      Yuri,
      Você tem razão, o melhor mesmo teria ter sido utilizar a palavra “esforçando”.
      Obrigada pela mensagem.
      Abraço,
      Suzana

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.