Você sabe quais são os dez tipos de lixo mais encontrados nas praias brasileiras?

lixo na praia

Os sujismundos de plantão não têm mesmo vergonha de jogar lixo na areia da praia. Nem se importam que a maré irá subir e o que foi deixado ali será levado pela água e poderá ser ingerido por animais e causar a morte de centenas de peixes, tartarugas e até, baleias. A ignorância é tanta que também não se lembram que a água e a areia sujas estarão esperando por eles no dia seguinte. É realmente muito descaso e falta de cidadania!

A ONU Meio Ambiente promove esta semana no Brasil a segunda edição da #SemanaMaresLimpos e aproveita para divulgar um levantamento sobre os tipos de lixo mais encontrados nas praias do país:

  1. Bituca de cigarro
  2. Tampas de garrafa
  3. Canudos
  4. Garrafas plásticas
  5. Sacolas plásticas
  6. Embalagens plásticas
  7. Copos e pratos descartáveis
  8. Garrafas de vidro
  9. Isopor
  10. Talheres descartáveis

Inacreditável, não?

A iniciativa #SemanaMaresLimpos têm parceria do Instituto Ecosurf. Até o próximo domingo, 23/09, várias ações de limpeza serão realizadas em todo Brasil. Quem quer participar na sua cidade, pode se inscrever através deste link.

Os grupos inscritos receberão um kit da campanha com cartilha de orientações sobre como realizar o clean up, fichas de catalogação do lixo encontrado e material da campanha para impressão (logo, cartazes). Os participantes serão convidados a participar de um projeto de reciclagem de tampinhas. As informações sobre o lixo coletado em cada ação serão contabilizadas e farão parte do panorama nacional sobre o lixo no mar, subsidiando a elaboração do Plano Nacional.

“Registrar os itens encontrados nas praias é uma forma de ciência cidadã, que oferece um retrato do problema e aponta onde devemos atuar”, explica João Malavolta, diretor-executivo da Ecosurf. “Quanto mais grupos registrarem os resíduos encontrados, mais informações sobre a contribuição do Brasil para o problema da poluição marinha nós teremos”.

Em 2017, a #SemanaMaresLimpos recolheu 24 toneladas de resíduos nas praias brasileiras.

Ah, e só um lembrete aos sujismundos de plantão: fumar faz mal e provoca câncer!

Foto: domínio público/pixabay

Um comentário em “Você sabe quais são os dez tipos de lixo mais encontrados nas praias brasileiras?

  • 18 de setembro de 2018 em 2:37 PM
    Permalink

    Faltou um tipo de lixo nem sempre reciclável: o lixo humano, ecologicamente incorreto e desnecessário que ainda consegue ser o inimigo de si próprio e de sua própria espécie, poluindo o Meio Ambiente em que vive, destruindo sempre que respira, trabalha, se alimenta, caminha, se diverte ou dorme.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.