PUBLICIDADE

Vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul precisam de ajuda: veja como doar!

Vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul precisam de ajuda: veja como doar!

*Por Daniella Almeida

Há várias formas de ajudar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. A Força Área Brasileira (FAB) está recebendo doações de roupas, colchonetes, água e produtos não-perecíveis, entre 8h e 18h, nas bases do Galeão, no Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo. Tudo será levado em aviões de grande porte para a base aérea de Canoas.

Já o governo gaúcho reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. As contribuições podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.

Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.

Dados para doação:
Conta SOS Rio Grande do Sul
Chave Pix – CNPJ 92958800/000138
Banrisul

Equipes do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD Brasil) também estão atuando no Rio Grande do Sul. Para financiar o trabalho de resgate, doações podem ser feitas neste link.

Doações de roupas e itens básicos na capital

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil municipal estabeleceu locais para receber doações de pessoas interessadas em ajudar as vítimas da chuva.

Entre os itens apontados pela instituição como mais necessários, neste momento, estão colchões e roupa de cama de tamanho solteiro, roupas e calçados infantis, produtos de higiene e limpeza como sabonete, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho, e água e copos descartáveis.

Para os animais de estimação, como cães e gatos, podem ser doados casinhas, camas, coleiras, guias, toalhas, cobertores, gradis e ração.

Os locais que recebem doações podem ser acessados no site da prefeitura. O que for coletado será encaminhado ao depósito da Defesa Civil Municipal, na rua La Plata, 693, que funciona 24 horas. A distribuição dos donativos será realizada pela instituição.

Prefeituras de municípios do RS também coletam doações

A prefeitura de São José também realiza uma campanha de doações para as vítimas das chuvas no estado. O ponto de coleta é na sede do Procon, na Avenida Acioni Souza Filho, 2114, na Beira-Mar de São José. Os itens mais solicitados são água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e roupas de cama.

Já a prefeitura de Santa Cruz do Sul tem cadastrado voluntários para atuar no atendimento às vítimas da enchente que também assola o município. As inscrições podem ser feitas neste link.

A administração municipal de Taquara pede que os itens doados sejam entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, na Rua Guilherme Lahm, 947, centro, onde uma equipe faz a triagem. Também é possível doar via Pix, pela chave com número de celular 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a compra dos materiais necessários para os atingidos pelas chuvas.

Times de futebol unidos pelo Rio Grande do Sul

Os principais times gaúchos de futebol – Internacional, Grêmio e Juventude – também pedem ajuda às vítimas das chuvas no estado. Em função do mau tempo, o Grêmio suspendeu a coleta de doações nos postos abertos para evitar deslocamentos em áreas de risco. No lugar dos donativos físicos, o clube pede doações somente pelo Pix do Instituto Geração Tricolor, organização sem fins lucrativos da agremiação. A chave é o CNPJ 129859670001-59.

O Internacional está recebendo doações no Estádio Beira-Rio e no Ginásio de Esportes Gigantinho, das 8h às 18h.

Em Caxias do Sul, o Esporte Clube Juventude escolheu o Estádio Alfredo Jaconi e o centro de treinamento do clube como pontos de arrecadação de agasalhos, água mineral, itens de higiene pessoal, limpeza e alimentos não perecíveis. 

Na sexta-feira (03/05), atletas dos clubes ajudaram a distribuir alimentos e produtos de higiene pessoal aos atingidos pelos temporais. 

Doações pelos Correios

Desde ontem (6/5), toda a rede de agências dos Correios recebe e transporta gratuitamente doações para as vítimas das inundações do Rio Grande do Sul, como alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal e itens de vestuário.

SINIMBU, RS, BRASIL, 03.05.2024 - Exército entrega mantimentos na região de Sinumbu, devido aos estragos causados pela forte chuva no estado do Rio Grande do Sul. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Mantimentos são recolhidos para doação a afetados pela forte chuva no estado do Rio Grande do Sul
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

*Texto divulgado originalmente em 03/05/24 no site da Agência Brasil e com inclusões de mais locais de doações feitas pela equipe do Conexão Planeta

————————————-

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
“O maior desastre que nosso estado já enfrentou”, diz governador do Rio Grande do Sul
Atletas de canoagem ajudam a resgatar pessoas e animais no Rio Grande do Sul

Foto de abertura: Ricardo Stuckert / PR / Fotos Públicas

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE