PUBLICIDADE

Vini Jr. e Alok lançam projeto educacional que promove inclusão digital e educação antirracista

jogador Vini Jr. e o DJ Alok uniram seus institutos para lançarem projeto educacional com foco na educação antirracista e na inclusão digital. Esta semana, em 11/6, inauguraram o primeiro Centro de Tecnologias Educacionais Base (CTBase) na Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Shermam, em Búzios, na região dos Lagos no Rio de Janeiro. 

Trata-se de um projeto inovador chamado Base Ancestral, que, ao unir futebol, música e ações sociais, visa a melhoria do rendimento escolar dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com ênfase na Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

O ERER é um programa que orienta as crianças de forma a construírem identidades positivas de si e de seus pares e incentivar o contato com a cultura afro-brasileira e africana.

PUBLICIDADE

Nos CTBase, professores e alunos contam com infraestrutura tecnológica composta por TVs, tablets, notebooks, smartphones e fones de ouvido, além de ambientação especial, com mobiliário moderno inspirado no futebol e na música, além de chão de grama sintética e adesivação com referências aos dois ídolos. 

“Junto com o time da escola quilombola, compartilhamos um momento de união em nome de uma educação pública de qualidade, conectada ao mundo moderno e comprometida com a luta antirracista”, explica o Instituto Vini Jr. nas redes sociais. “Este espaço é um polo de inovação e aprendizado, onde a tecnologia e o respeito às raízes culturais se entrelaçam para garantir um aprendizado ainda mais completo, humano e sensível”.

Troca de saberes e conhecimentos

De acordo com Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr., a escola onde o CTE foi inaugurado, em Búzios, “com raízes quilombolas, nos traz uma grande lição sobre a educação como um processo de troca, de valorização de saberes e de conhecimentos compartilhados entre educadores e educandos. O Instituto Vini Jr. e o Instituto Alok estão juntos para que esse espaço valorize ainda mais a sua ancestralidade e potências”.

Já Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok, reforça que o compromisso com a educação antirracista e a valorização das culturas ancestrais africanas e indígenas “refletem o compromisso de ambos os institutos por uma educação capaz de gerar uma nova consciência sobre a formação da civilização brasileira”.

E completa: “Contribuir para o melhor rendimento escolar dos alunos da escola pública é um desejo do Instituto Alok, e estamos felizes em encontrar no Instituto Vini Jr. a parceria que nos permite vislumbrar bons resultados”.

Imagens dos dois craques – um do futebol e o outro da música eletrônica –
identificam os ambientes dos CTBase
Foto: Instituto Alok/divulgação

O projeto inclui, ainda, o Aplicativo Base, software educacional desenvolvido pelo Instituto Vini Jr. e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o qual os alunos poderão interagir com personagens de Vini Jr. e Alok.

“Temos certeza de que a presença de personagens que representam Alok e Vini Jr. no aplicativo ofertado aos alunos e professores será um estímulo a mais para as crianças, além de toda a ambientação do espaço físico nas escolas com elementos do futebol e da música”, explica Devam.

Aplicativo Base: alunos aprendem, interagindo com os personagens de Vini Jr. e Alok
Foto: Instituto Alok/divulgação

Para os professores, o projeto ainda prevê apoio contínuo e participação em oficinas temáticas. 

O próximo CTBase será inaugurado no segundo semestre deste ano em Ituberá, município que faz parte da região turística da Costa do Dendê, na Bahia.

A seguir, assista a dois vídeos: o primeiro foi gravado por Victor Ladeira, do Instituto Vini Jr., sobre a escola pública quilombola na qual foi inaugurado o CTE; o segundo mostra a transformação da mesma escola com o projeto CTBase.

____________

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Foto de destaque (montagem): reproduções do Instagram

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE