PUBLICIDADE

Vídeo mostra flagrante raro de filhotes de um dos carnívoros mais ameaçados do mundo, o cão-selvagem-asiático

Vídeo mostra flagrante raro de filhotes de um dos carnívoros mais ameaçados do mundo, o cão-selvagem-asiático

Eles pulam, correm e brincam entre eles e com a mãe. De longe parecem cães domésticos, mas na verdade, pertencem a uma espécie de carnívoros que está entre as mais ameaçadas do mundo. O cão-selvagem-asiático (Cuon alpinus), chamado ainda de dhole, raposa-asiática-dos-montes, cão-selvagem-hindu, cão-vermelho, cão-asiático ou caçador-de-assobio, é encontrado no sul e sudeste da Ásia. Estima-se que só restem entre 1 mil a 2 mil indivíduos adultos dele na natureza.

A organização Wildlife Conservation Society (WCS) – India trabalha no país pela proteção da espécie. Pesquisadores tentam entender melhor o comportamento do cão-selvagem-asiático e trabalhar pela interação entre as populações que habitam áreas de preservação.

Bastante sociáveis, esses animais vivem em grandes bandos, que podem chegar a ter até 25 indivíduos. Uma de suas principais características é a vocalização, bastante alta, utilizada para a comunicação na família e ainda, na hora do ataque a presas.

Em relação aos seres humanos, a espécie se mostra tímida e arisca. Evita estar próximo de áreas com grande movimentação. Entretanto, como tem hábitos diurnos, invariavelmente ocorrem conflitos com populações locais.

Segundo a WCS India, a proteção desses canídeos foi negligenciada por muito tempo e investimentos foram priorizados para outros animais mais emblemáticos da Ásia, como tigres e leopardos.

Recentemente a organização divulgou o vídeo abaixo, que mostra um flagrante lindo de vários filhotes interagindo com a mãe.

O cão-selvagem-asiático está na Lista Vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), classificado “em risco de extinção”. Entre suas principais ameaças estão a perda de habitat e também ações de retaliação a seus ataques a animais em propriedades rurais.

Vídeo mostra flagrante raro de filhotes de um dos carnívoros mais ameaçados do mundo, o cão-selvagem-asiático

Caçador rápido e ágil, o cão-selvagem-asiático é observado em áreas de florestas protegidas
(Foto: Dhole Project / WCS – India)

Foto de abertura: reprodução vídeo WCS – India

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE