Vídeo flagra lindo momento entre Aracy e Isa, a primeira onça-pintada do mundo reintroduzida na natureza a ter filhotes

Vídeo flagra lindo momento entre Aracy e Isa, a primeira onça-pintada do mundo reintroduzida na natureza a ter filhotes

Em 2015, quando tinha apenas dois meses, a onça-pintada Isa perdeu a mãe. O então filhote foi resgatado pelos bombeiros e encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Logo depois, a jovem fêmea foi levada para a Associação Onçafari, projeto que alia ecoturismo e educação ambiental à conservação e coleta de dados científicos, no Refúgio Ecológico Caiman, uma área de quase 53 mil hectares no Pantanal.

Um ano depois, após passar por treinamento, já adulta, ao lado de outra onça, foi solta na natureza.

Isa e Fera* foram as primeiras onças-pintadas no mundo a serem reintroduzidas com sucesso na vida selvagem, graças aos esforços de vários parceiros do projeto.

Vídeo flagra lindo momento entre Aracy e Isa, a primeira onça-pintada do mundo reintroduzida na natureza a ter filhotes

Isa, em momento de descanso

Segundo a equipe do Onçafari, mesmo com um canino inferior fraturado, Isa é uma excelente caçadora, abatendo as mais diversas espécies, dos mais variados tamanhos. Carnívoras, as onças costumam se alimentar de outros animais, como pequenos tatus e cutias até jacarés e antas.

Isa mostrou sua excelente adaptação, em 2018, quando deu à luz a seu primeiro filhote, batizado de Aurora.

E no começo do ano, ela comprovou novamente, que estava saudável e realmente integrada no seu habitat natural, quando teve mais uma fêmea, Aracy.

Em abril, armadilhas fotográficas registraram um momento lindo, entre as duas, juntas, na beira da água (na imagem que abre este post). Aracy deve estar com três ou quatro meses.

“Nesse Dia Internacional do Meio Ambiente compartilho com vocês essa imagem inédita da Isa com sua nova filhote, a Aracy! Esse novo filhote representa mais um grande marco neste processo bem sucedido de reintrodução de onças pintadas”, comemorou Mario Haberfeld, fundador e presidente do Onçafari, em sua página no Facebook.

Também escolhemos esse registro tão especial para encerrar o Dia do Meio Ambiente, nesta reportagem do Conexão Planeta.

Abaixo, outro vídeo de Isa e Aracy, passeando pelo Pantanal:

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas, o terceiro maior felino do mundo, atrás apenas do tigre (Panthera tigris) e do leão (Panthera leo).

*Fera também já teve dois filhotes!

Leia também:
Nova filhote de onça-pintada é flagrada no Parque Nacional do Iguaç
u
Censo revela aumento da população de onças-pintadas no sul do Brasil
Raramente avistada, onça-pintada é fotografa no Cerrado

Fotos: reprodução vídeo e Onçafari

2 comentários em “Vídeo flagra lindo momento entre Aracy e Isa, a primeira onça-pintada do mundo reintroduzida na natureza a ter filhotes

  • 6 de junho de 2020 em 1:44 PM
    Permalink

    Para gestar, parir, lamber a cria, educar e conviver na boa, imprescindível a paz da segurança ou a segurança da paz. Uma família sagrada essa que não precisou fugir da espécie humana vestida para matar com balas ou flechas, armadilhas e parafernálias infernais.Que os bons se comovam vendo isto; mas que os maus não vejam isto.

    Resposta
  • 7 de junho de 2020 em 4:20 PM
    Permalink

    Emocionante este amor

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.