PUBLICIDADE

Vídeo emocionante mostra momento em que chimpanzé de laboratório olha o céu pela primeira vez aos 28 anos

Vídeo emocionante mostra momento em que chimpanzé de laboratório olha o céu pela primeira vez aos 28 anos

As imagens são realmente emocionantes! E de cortar qualquer coração. Durante décadas a chimpanzé Vanilla viveu presa, dentro de uma jaula, num laboratório de pesquisas em Nova York, nos Estados Unidos. Depois de fechado, ela e os demais animais foram levados para uma instituição na Califórnia, onde a fêmea continuou atrás de grades, num recinto maior, mas ainda assim de concreto, sem acesso nenhum à natureza.

Todavia, no ano passado, Vanilla, seu irmão Shake, Magic, Jeff e Ernesta foram transferidos para um santuário de vida selvagem na Flórida, administrado pela organização Save the Chimps. Gradualmente eles passaram por um processo de adaptação ao novo lar e se juntaram a um grupo maior de chimpanzés, formando uma grande família.

E esta semana a Save the Chimps divulgou o vídeo em que Vanilla sai pela primeira vez para explorar o ambiente externo.

A fêmea, de 28 anos, parecia bastante hesitante, mas recebeu o apoio do macho alfa do grupo, Dwight, que a abraçou logo após ela tomar coragem e pular para fora.

Logo em seguida, Vanilla olha para o céu, como se estivesse descobrindo, pela primeira vez na vida, a imensidão azul que está acima de todos nós. Depois disso, ao caminhar, ela é vista várias vezes olhando para cima novamente.

“Desde que chegaram ao santuário, Vanilla e Shake exploram regularmente a ilha, aproveitando o sol e brincando. É uma alegria vê-los aproveitando o companheirismo e a liberdade que a vida no santuário proporciona sob o céu azul que sempre mereceram”, escreveu a equipe da Save the Chimps.

Os primatas são os parentes biológicos mais próximos do homem. Chimpanzés, gorilas, macacos e orangotangos compartilham 98% do DNA humano. Já há muito tempo cientistas sabem, por exemplo, que eles apresentam muitos comportamentos sociais similares aos nossos.

Entretanto, infelizmente, chimpanzés estão entre os animais considerados ameaçados de extinção pela Lista Vermelha da União Internacional da Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Na natureza, são encontrados em florestas na África Central. Todavia, já desapareceram de quatro países onde eram registrados no passado.

Leia também:
Ao batucar em árvores, chimpanzés mandam mensagens através da floresta
Biólogos fazem registro inédito de chimpanzés usando insetos para tratar feridas de outros membros do grupo
Celebração com nascimento de filhote de subespécie de chimpanzé declarada em risco crítico de extinção

Foto de abertura: reprodução vídeo Save the Chimps

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE