PUBLICIDADE

‘Vespa gigante assassina’ é encontrada em mais uma cidade dos Estados Unidos

Como contamos aqui no Conexão Planeta em maio do ano passado, nesta outra reportagem, autoridades do Departamento de Agricultura de Washington (WSDA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, divulgaram um alerta sobre a presença da Vespa mandarinia, a vespa gigante asiática no estado.

A vespa, originária da Ásia, é a maior do mundo, com mais de 5 centímetros, do tamanho aproximado do polegar de uma pessoa adulta. Por causa de sua picada, que possui uma neurotoxina, cerca de 50 pessoas morrem, por ano, no Japão. Além disso, ela pode cuspir seu veneno.

Os cientistas ainda não sabem como as vespas gigantes entraram nos Estados Unidos. Assim como outras espécies invasoras, esses insetos podem ter chegado ali junto com cargas internacionais.

Felizmente, após meses de buscas, em outubro foi encontrado o ninho das vespas e montada uma verdadeira operação de guerra para matar os insetos. Eram mais de 500 indivíduos e 76 deles eram rainhas (leia mais aqui).

Todavia, equipes do Departamento de Agricultura do Estado de Washington continuaram monitorando a região para se certificar de que não haveria mais vespas em outros locais. Mas no começo deste mês foi encontrado o corpo de uma Vespa mandarinia numa cidade onde até então não havia sido registrada ainda a presença do inseto asiático. E este é o primeiro relato da aparição da espécie invasora em 2021.

Segundo especialistas, a vespa achada em Marysville estava muito seca e isso é um sinal de que tinha morrido há muito tempo.

“A descoberta é desconcertante porque é muito cedo para um homem surgir”, afirma Osama El-Lissy, administrador Adjunto do Programa de Quarentena e Proteção Vegetal do USDA. “No ano passado, os primeiros machos surgiram no final de julho, antes do esperado. No entanto, trabalharemos para monitorar a área e verificar se existe uma população no condado de Snohomish”.

As buscas também estão sendo estendidas para outras regiões ao sul e norte do estado de Washington. Os cientistas salientam a importância da cooperação de moradores locais ficarem atentos e, caso vejam alguma vespa asiática, informem prontamente as autoridades. O temor é que como a espécie consegue fazer voos longos, suas populações possam se espalhar facilmente, o que tornará muito mais difícil rastrear possíveis novos ninhos.

'Vespa gigante assassina’ é encontrada em mais uma cidade dos Estados Unidos

A ‘vespa gigante assassina’ só ataca os seres humanos quando é incomodada. Na verdade, as principais vítimas da Vespa mandarinia são as abelhas. Um dos principais sinais da presença desse predador é quando elas aparecem decapitadas em colmeias.

Em poucos minutos, apenas uma vespa asiática pode matar dezenas de abelhas. Em menos de quatro horas, 30 delas são capazes de provocar a morte de 30 mil abelhas.

“Elas parecem como algo de um desenho animado de monstro com esse enorme rosto amarelo-laranja”, diz Susan Cobey, criadora de abelhas do Departamento de Entomologia da Universidade Estadual de Washington.

'Vespa gigante assassina’ é encontrada em mais uma cidade dos Estados Unidos

*Com informações do Washington State Department of Agriculture

Leia também:
Abelhas do Havaí entram para a lista de espécies em extinção
Madrid fará abate e esterilização de periquitos para reduzir superpopulação da ave invasora
Um é invasor, outro é nativo. Adivinha quem está ganhando a batalha?

Fotos: divulgação WSDA (abertura) e USGS Bee Inventory and Monitoring Lab/Creative Commons/Flickr

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE