PUBLICIDADE

Utilização Indevida de Fotografia

O Conexão Planeta vem por meio deste texto informar que recebeu um e-mail, em 24 de outubro de 2020, dos advogados do Sr. Eurico Salis, informando que a matéria publicada no site Observatório do Clima, três anos atrás, em 29 de novembro de 2017, intitulada Carbono em excesso aumenta a sede das plantas e a demanda por água e reproduzida pelo Conexão Planeta, em 3 de dezembro de 2017, exatamente com o mesmo título, texto e informações originais (https://conexaoplaneta.com.br/blog/carbono-em-excesso-aumenta-a-sede-das-plantas-e-a-demanda-por-agua/), utilizou fotografia sem autorização prévia e sem correta atribuição de autoria.

O Observatório do Clima creditou como autor da imagem a “Embrapa” e assim o fez, o Conexão Planeta, já que reproduziu o texto original, sem alteração alguma. De acordo com os advogados, o autor da imagem é o Sr. Eurico Salis, que comprovou que a obra é de sua criação, tendo sido publicada em livro de sua autoria e reproduzida em seu site profissional. 

A pedido do autor da fotografia, o Conexão Planeta deu o crédito correto para seu autor e o texto foi atualizado da seguinte maneira: 

“Texto atualizado em 26/10/2020 para inserir o crédito do fotógrafo Eurico Salis, autor da imagem que ilustra esta reportagem. Em 29 de novembro de 2017, a foto foi creditada incorretamente pelo autor original do texto, o site do Observatório do Clima, indicado no final deste post”.

Vale ressaltar que o Conexão Planeta nunca se beneficiou financeiramente com o uso da imagem, nem com a reprodução da matéria, já que todos os conteúdos do site são disponibilizados gratuitamente – sem a inclusão de anúncios ou patrocínios -, para seus leitores.
 
Após tratativas entre as partes envolvidas, foi acordado que, como forma de retratação, a fotografia seria excluída e seria feita uma nova postagem, que deve permanecer no site, por no mínimo 30 dias, informando aos nossos leitores sobre o ocorrido.  

Sendo assim, demonstrando nossa boa fé, excluímos a referida matéria e a foto do nosso site em 2/11/2020 e publicamos este texto.

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE