Uso de tigre em festa de “revelação de sexo de bebê”, em Dubai, provoca revolta e consternação entre internautas

Uso de tigre em festa de "revelação de sexo de bebê", em Dubai, provoca revolta e consternação entre internautas

Mais uma daquelas imagens que demonstram o completo descaso, desrespeito e a vaidade de alguns seres humanos perante o mundo animal. Uma postagem feita no perfil Loving Dubai, no Instagram, mostra um tigre sendo usado numa festa de “revelação de sexo de bebê”. O animal, que não está preso, mas caminhando livremente, aparece saltando sobre um balão preto, que explode liberando um pó cor-de-rosa. Ao fundo aparece o hotel Burj Al Arab Hotel, um dos mais caros do mundo.

A postagem que viralizou nas redes sociais rapidamente provocou uma onda de revolta e repúdio à utilização do tigre. Segundo nota divulgada no site da própria Loving Dubai, a repercussão fez com que a futura mãe, que teria divulgado inicialmente o vídeo – com a frase “O não foi ferido e o plástico foi descartado. Relaxem todos”, – o tirasse do ar rapidamente.

>

Desde 2017, é ilegal possuir ou manter animais exóticos como animais de estimação e expô-los em espaços públicos nos Emirados Árabes Unidos. Antes disso, era comum ver tigres, leões e guepardos sendo adquiridos por milionários e expostos como mais um símbolo de status. Os infratores estão sujeitos a pagar multa, bem como pena de prisão de até 6 meses. Apenas zoológicos licenciados, reservas de vida selvagem, santuários, parques e institutições de pesquisa estão autorizados a possuir animais exóticos.

Um relatório divulgado pela organização Proteção Animal Mundial, em 2017, denuncia que tigres, espécie de felino ameaçada de extinção, são criados e usados para entreter viajantes e alavancar os lucros de estabelecimentos que oferecem atrações com a vida silvestre, agências de viagens, e até o tráfico de animais. Para participar dessas atividades, geralmente os animais sofrem maus-tratos e muitas vezes, são drogados (leia mais aqui).

O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior comércio ilegal do mundo, perdendo apenas para o de armas e de drogas.

Leia também:
Vídeo no TikTok leva autoridades a resgatar leão criado em casa no Camboja
África do Sul irá proibir criação de leões em cativeiro e turismo que envolva interação próxima com esses animais
Turismo legal não explora animal!
Preservação ambiental e respeito aos animais são possíveis em um parque aquático?
Circo alemão faz espetáculo fascinante ao substituir animais reais por hologramas

Foto: montagem feita a partir da reprodução do vídeo

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Uso de tigre em festa de “revelação de sexo de bebê”, em Dubai, provoca revolta e consternação entre internautas

  • 14 de outubro de 2021 em 8:19 PM
    Permalink

    Se eu pudesse escolher não gostaria de nascer filha deles, não. Uma questão de afinidade com o tigre, acho.

    Resposta

Deixe uma resposta