PUBLICIDADE

Única raia gigante rosa do mundo é flagrada em ilha da Grande Barreira de Corais, na Austrália

Única raia gigante rosa do mundo é flagrada em ilha da Grande Barreira de Corais, na Austrália

Ela é um dos seres vivos mais impressionantes dos nossos mares. Conhecida popularmente como raia gigante, jamanta ou raia-manta, a espécie Manta birostris é um gigante marinho, um dos maiores peixes dos oceanos. Encontrada em águas mornas de regiões tropicais e subtropicais de todo o planeta, ela tem o corpo em forma de losango e pode chegar a ter até oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas.

Imagine então encontrar uma dessas gigantes, mas na cor rosa!!! Foi o que aconteceu com o fotógrafo Kristian Laine, que encontrou essa raridade nas águas da ilha Lady Elliot, na Grande Barreira de Corais, na Austrália.

“A única manta rosa do mundo, chamada de Inspetor Clouseau. Que encontro incrível e absolutamente inesquecível”, escreveu Laine, em seu perfil no Instagram, onde divulgou as imagens que aparecem neste post.

Única raia gigante rosa do mundo é flagrada em ilha da Grande Barreira de Corais, na Austrália

A princípio, quando avistou o gigante cor de rosa, através de suas lentes, o fotógrafo achou que havia algo errado com sua câmera.

Esta não é a primeira vez que Inspetor Clouseau foi fotografada. O primeiro flagrante foi realizado em 2015, também em Lady Elliot, por um instrutor de mergulho.

Desde então, cientistas do Projeto Manta, da Universidade de Queensland, tentam entender porquê essa raia é rosa. Investigações preliminares, com uma pequena amostra de pele do animal, indicaram que não há mudanças estruturais e diferenças genéticas em relação a outros indivíduos da espécie.

“Não houve uma investigação completa sobre dieta ou análise de isótopo estável (átomos de uma mesma partícula), mas, dada a estabilidade da marca de nascença branca (claramente vista na segunda imagem) e da cor rosa ao longo do tempo, achamos que a dieta pode ser descartada. A teoria mais provável é apenas que o rosa seja resultado de uma expressão diferente e muito única da melanina, mas isso ainda deve ser confirmado”, explicou Asia Armstrong, do Projeto Manta.

E se você ainda não sabe porque a manta rosa foi batizada de Inspetor Clouseau, eu explico. É por causa do investigador atrapalhado do desenho e filme da série “Pantera Cor de Rosa”.

Gigante dos mares

Inofensiva ao homem, a jamanta é um animal dócil e curioso. Nada lenta e pacificamente, ao lado de mergulhadores. A reprodução da espécie acontece, em geral, a cada dois anos. Na gestação, que dura em média 12 meses, dá à luz somente a um filhote. A expectativa de vida deste gigante marinho gira em torno de 20 anos.

São justamente as manchas e pintas encontradas no ventre de cada animal que o tornam único, como impressões digitais, servindo para diferenciar um indivíduo do outro.

No costa brasileira, estas raias gigantes são normalmente avistadas durante o inverno, entre maio e agosto, especialmente no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, Parcel Dom Pedro e Ilha da Queimada Grande, no litoral de São Paulo, e também, no litoral do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e no arquipélago de Fernando de Noronha.

*Com informações da Smithsonian Magazine

Leia também:
Descoberto primeiro berçário do mundo de raias gigantes
Estudo inédito investiga existência de nova espécie de raia gigante na costa brasileira

A baleia branca mais famosa do mundo é avistada na costa da Austrália

Fotos: reprodução Instagram Kristian Laine

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Rizzaro
3 anos atrás

UAU!!! Incrível!!!

Marco Antônio
Marco Antônio
2 anos atrás
Reply to  Renato Rizzaro

Raridade daqui a pouco tem imbecil tentando colocar ela em um aquário lamentável

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE