Uma viagem musical pelo Vale do Ribeira

Cultura caiçara do Vale do Ribeira, com a paisagem da Ilha do Cardoso

Os cenários são a espetacular Ilha do Cardoso e a histórica cidade de Cananeia, uma das mais antigas do país, ambos localizados no litoral sul de São Paulo. E o ritmo é o fandango, um dos principais símbolos locais. A iniciativa C de Cultura, idealizada pelo psicólogo, músico e educador Ricardo Leal, decidiu juntar tudo isso num pacote só. Melhor, numa viagem superespecial: uma imersão de 5 dias na tradicional cultura caiçara do Vale do Ribeira.

A aventura, entre os dias 11 e 15 de maio, é aberta a todos os interessados em saber mais sobre esse lugar e essa cultura tão especiais. Rodas de música, contações de história, oficinas de lutheria e de tamancos (usados nas danças tradicionais), passeios pelas praias e pelo manguezal farão parte da programação, que terá até recreação para as crianças. Falando nelas, nas crianças, outra boa notícia: a viagem será acompanhada por Paulo Tatit e Sandra Peres, os músicos da badaladíssima dupla Palavra Cantada.

“A viagem, para músicos e não-músicos, será uma experiência familiar única na natureza do Vale do Ribeira. A música será o fio condutor para as trocas, conversas, improvisos e descobertas”, explica Leo Mello, pesquisador da cultura tradicional brasileira e integrante do C de Cultura. “Promovendo a cultura dessas comunidades, a gente também fala sobre os biomas locais, e contribui para a sua preservação”, completa Ricardo Leal.

Um dos objetivos do C de Cultura (e da viagem) é contribuir com a formatação de atrativos culturais na região, gerando renda para as comunidades e fortalecendo o turismo de base comunitária. Legal, né? Bora fazer as malas? Bora ouvir muita música e trocar experiências com os mestres fandangueiros do Vale do Ribeira? As inscrições são feitas pelo site do C de Cultura, onde você também encontra os contatos para tirar qualquer dúvida sobre essa incrível experiência.

Aqui você confere o vídeo-convite para a viagem:

E, aqui, o convite feito pela Palavra Cantada:

Imersão Musical no Vale do Ribeira

Data: 11 a 15 de maio de 2016;

Valor: R$ 2.650 (adultos) e R$ 720 (crianças de 4 a 12 anos), com transporte, alimentação, hospedagem e toda a programação

Inscrições: cdecultura.com.br/imersao

*Texto originalmente publicado em 03/05/2016 no site da Garupa

Deixe uma resposta

Na Garupa

Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.