Uma experiência fotográfica e de preservação no Pantanal, com Marcos Amend, em julho

experiencia-fotografica-pantanal-marcos-amend-800
Jacarés, onças-pintadas, tuiuiús, floresta e água abundantes, por do sol deslumbrante… Quando ouvimos falar do Pantanal, geralmente são essas as figuras – e imagens – que veem à nossa mente. Pra mim, é sempre assim: uma satisfação um pouco limitada, já que ainda não conheço este bioma brasileiro. Minha percepção se dá com base em imagens do lugar que já vi em sites, revistas e documentários – algumas tão maravilhosas quanto as que ilustram este post – porque não o conheço ao vivo. Se este é seu caso, também, aqui está uma boa oportunidade para mudar essa realidade.

O fotógrafo curitibano, mas mineiro de coração, Marcos Amendque é nosso colaborador querido, aqui no Conexão Planeta, e divide o blog Por Trás das Câmeras com outros cinco profissionais renomados –, reunirá amantes da fotografia e do Pantanal para uma experiência fotográfica incrível, dessas difíceis de esquecer. É o que ele garante. Será de 23 a 28 de julho.

“Há tempos tenho vontade de unir as experiências que já tive no meu trânsito pelo mundo da fotografia e da conservação”, explica. “A primeira viagem desse projeto ganhou forma e será realizada neste bioma incrível”.

No programa, muita informação técnica para, por exemplo, aprender a captar a melhor imagem em algumas situações específicas, mas também troca de conhecimentos entre os participantes, sempre imprescindível nos encontros que Amend promove. Mas não só! “Vamos conversar sobre as principais características da natureza, da cultura e da preservação do Pantanal”.

Por isso, a marca de suas expedições é ir além do workshop fotográfico, criando momentos para que todos possam “aprofundar seus conhecimentos sobre a história natural e a dinâmica ambiental da superfície pantaneira. Afinal, quanto maior o conhecimento do lugar em que está, maior a capacidade do fotógrafo de retratá-lo”, completa. Mas suas boas intenções não param por aqui. “Quero ver mais gente engajada em ações pela conservação dos nossos ambientes naturais!”.

O ponto alto da expedição se dará nos dias em que os participantes percorrerem os rios no Parque Estadual Encontro das Águas para ver e fotografar a onça-pintada.

Interessado? Então escreva para Marcos Amend – contato@marcosamend.com – para saber informações detalhadas desta experiência.

E, agora, deleite-se com algumas das imagens já produzidas pelo fotógrafo em suas andanças pelas terras mágicas do Pantanal.

experiencia-fotografica-pantanal-marcos amend-2x

experiencia-fotografica-pantanal-marcos amend-4x

experiencia-fotografica-pantanal-marcos-amend-6x

experiencia-fotografica-pantanal-marcos-amend-7x

experiencia-fotografica-pantanal-marcos-amend-3x

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.