PUBLICIDADE

Um teto feito de mundo

MAPA

Quando o mundo puder ser unido por fios de tinta, traços embaraçados e abraços não recortados, estaremos, enfim, conectados com a essência do que é um abrigo, uma casa, uma proteção. Saberemos que o nosso telhado é o céu. E o telhado do céu é a manta da via láctea.

E o telhado da via láctea… Não se preocupe. Não sabemos onde isso pode parar. E precisamos mesmo saber? Para quê? E por quê? Mal sabemos onde vamos parar amanhã. Nem nos importamos com os nossos limites tolos.

DRIP FISH

Nem queremos saber qual é o fio que desmancha um frágil ser que nada no azul cada vez mais escuro e sujo.

ÁRVORE AZUL.jpg#

Fazemos de conta que a árvore pode ser e refletir azul, rosa, branco, vermelho e até verde, quando na verdade ela mal consegue fotossintetizar gás carbônico para nos dar oxigênio. Está preta, empoeirada e mal se fixa no barranco… Naquele em que queremos que o mundo acabe para nos encostarmos.

ÁRVORE PRETA

A árvore se desmancha e confunde em traços que nos lembram de finos fogos de artifício, comemorando mais um dia sem queimada na mata. Para colocar suas obras no mundo, o artista e arquiteto curitibano Bruno Calmon desenha com o que encontrar pela frente: com caneta posca (aquelas importadas que funcionam com tinta acrílica) ou com essas canetas de tinta azul que usamos no nosso cotidiano indescritível.

img012

Mais recentemente, Bruno vem transformando traço calculado e lógico em pincelada abstrata, cheia de camadas e cores, como as que estão na última exposição que pode ser vista até o dia 23 de agosto, em Curitiba, na FAE.

07 130x100

Mas o artista não deixou a forma figurativa de lado. Podem ser vistos na exposição um macaco bravo (que lembra, carinhosa e vagamente a carinha de Bruno), uma boca que se transforma em rosto com grito aprisionado e uma mulher que fecha os olhos para tentar permanecer em seu ângulo de mundo, em seu círculo de ideias. Todos conseguiram abrigo no MDF. Esse mesmo que sustenta nossos móveis e dá aparência aos nossos ambientes, também suporta a arte, o lar de tanto artista.

macaco.jpg#

boca.jpg#

mulher#

MDF que é sigla da Banda Mensageiros da Favela. MDF que é proteção chique para qualquer favela sem fim.  Para qualquer casa quase sem parede e sem teto.  Nem janela ou porta.

12592667_1665178053755451_807502326493141421_n

Tão diferente da casa imaginada por Bruno. Se até a de passarinho tem janela e porta… Uma casinha com um sem fim de possibilidades de entradas ou saídas. Com raio entrando e se perdendo nos ângulos.

Melhor, só uma Casa sem Fim, como a do artista e arquiteto austríaco-americano Frederick Kiesler, nascido no Império Austro-Húngaro, em 1890. Luz circulando no compasso do sol. Sem redondos enganos.

Só a certeza de que a realidade precisa ser feita de conexões entre o homem, o espaço, a forma e o tempo. São as bases daquele Correalismo, inventado por Kiesler, em  1939.  Em meio a essa ilusão que separa a arte do mundo, podemos ir atrás de gotas de realidade, que puxem a tempestade dos artistas para nós, que nos tragam pontos de contato para novas atitudes.  Para nos encontrarmos e molharmos nessa chuva que nos abriga do deserto. Um telhado de pássaro. E quando der frio, que possamos correr para a proteção do nosso telhado banal e necessário. E que ele não seja de vidro.

Kiesler - casa sem fim.jpg#9

Exposição Abstratos X MDF –  Bruno Calmon
Data
: até 23/08
Local: FAE Business School – Av. Visconde de Guarapuava, 3263 – Curitiba
Entrada gratuita

SEM NOME

Fotos das obras de Bruno Calmon retiradas do blog do artista (1. Mapa, 2. Peixe, 3.Árvore Azul, 4. Árvore Preta, 5. Peixe com caneta BIC, 6. Abstrato, 7. Macaco (MDF), 8. Boca (MDF), 9. Mulher (MDF), 10 e 12, sem nome.

Foto da obra de Friedrick Kiesller:  11. Endless House.

 

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
braz de assis
braz de assis
7 anos atrás

e entao seremos felizes de verdade !!!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE