‘Um Dia no Parque 2021’: tá chegando o dia da maior mobilização pela conservação no Brasil!

'Um Dia no Parque 2021': tá chegando o dia da maior mobilização pela conservação no Brasil!

Faltam poucos dias para o mais lindo movimento pela conservação do país: Um Dia no Parque(UDNP)!

O maior evento de mobilização pela proteção das Unidades de Conservação no Brasil vai ser realizado em 18 de julho, próximo domingo, que é a data do “aniversário” do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). E será 100% online, incentivando o compartilhamento de histórias de vínculo com as Unidades de Conservação (UCs).

Para participar, você deve produzir vídeos, textos ou áudios e publicar seu depoimento nas redes sociais – com a hashtag #umdianoparque para facilitar a identificação -, ou envia-los por e-mail: contato@umdianoparque.net.

O objetivo desta campanha anual, lançada em 2018 pela Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), é reunir experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área protegida ou têm uma história marcante que vivenciaram na natureza.

“Queremos aproximar as pessoas dos espaços de conservação que, muitas vezes, estão muito perto de suas casas, não sendo necessário ir tão longe para buscar a conexão com a natureza“, diz Ângela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil.

“Queremos criar uma cultura de valorização das áreas protegidas para que, cada vez mais, as pessoas entendam a importância dessas unidades e se sintam parte desses locais”, destaca a ambientalista.

'Um Dia no Parque 2021': tá chegando o dia da maior mobilização pela conservação no Brasil!
Ângela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil
Foto: Divulgação

Outra forma de participar é interagir diretamente com o parque escolhido por meio dos eventos on-line. Cada região vai eleger um tema de interesse para expor em seus próprios meios de comunicação.

Quer ver um exemplo desse tipo de atividade? O debate sobre como o clima influencia a visitação do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina: os efeitos para o ecoturismo e benefícios à rede hoteleira, setores de alimentação e turismo local, entre outros.

Nesse dia, você prefere curtir a natureza in loco? Então saiba que algumas UCs vão oferecer atividades presenciais especiais – claro que seguindo os protocolos de segurança da OMS! – que estão sendo divulgadas no site oficial da campanha.

Vale ressaltar que Unidades de Conservação (UCs) são áreas de proteção instituídas pelo poder público com o objetivo básico de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e atividades de turismo ecológico.

Um lindo movimento pela conservação

'Um Dia no Parque 2021': tá chegando o dia da maior mobilização pela conservação no Brasil!
Foto: Marcos Amend (onça-pintada flagrada no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense)

Como contei um pouco acima, o Um Dia no Parque (UDNP) – foi idealizado em 2018 pela conservacionista Ângela Kuczach para incentivar o amor pela natureza e convidar os brasileiros a curtir os espaços naturais com mais consciência dos limites que garantem sua preservação.

A inspiração veio do National Parks Week, evento que reúne milhões de visitantes que frequentam as áreas protegidas nos Estados Unidos, fortalecendo o vínculo com a natureza e a história de seu país.

O retorno do público brasileiro foi imediato e caloroso. E a hashtag #UmDiaNoParque viralizou rapidamente nas redes sociais, passando a ser utilizada por aventureiros, trilheiros e amantes dos parques nacionais pelo país em suas andanças e viagens, em qualquer tempo.

A primeira edição da campanha contou com a adesão de 65 unidades de conservação (UCs) espalhadas pelo Brasil. Em 2019, foram 234 UCs de todos os biomas e a iniciativa se transformou num lindo movimento pela conservação.

Mas, no ano passado, com a pandemia – que restringiu a mobilidade de todos -, o jeito foi reformular a iniciativa para o formato virtual, o que atrasou o evento: geralmente realizado em junho, aconteceu em outubro.

E seu novo formato não decepcionou! Incentivou atividades ao ar livre, respeitando as medidas sanitárias da OMS contra a covid-19 e teve a adesão de 135 unidades de conservação em todo o Brasil. E ainda ofereceu uma programação online para quem não queria sair de casa: uma série de lives temáticas, painéis de debates com convidados muito especiais e um festival com a participação de 14 profissionais e iniciativas inspiradores.

Também lançou um desafio – Minha Conexão com a Natureza – convidando os participantes a gravarem vídeos simples contando um episódio especial, o primeiro contato ou qualquer situação que incentive seu contato com a natureza e intensifique a conexão. Em seguida, publicaram suas histórias nas redes sociais com a hashtag #minhaconexãocomanatureza, convidando amigos a fazer o mesmo. E foi sensacional!

Por tudo isso, as expectativas para a edição deste ano são as mais animadas.

Acompanhe o movimento Um Dia no Parque pelo Instagram e a Coalizão Pró-UCs pelo perfil Unidos Cuidamos, no Facebook.

'Um Dia no Parque 2021': tá chegando o dia da maior mobilização pela conservação no Brasil!
Trilheiros na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Rio Branco, no Acre / Foto: Divulgação

Foto (destaque): Divulgação (registro dos participantes do curso de Educação Patrimonial realizado no sítio arqueológico Serra das Paridas, em Lençóis, Chapada Diamantina, Bahia)

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.