Um cavalo-marinho rosa e raias azuis em forma de guitarra: conheça algumas das incríveis espécies de animais e plantas descobertas em 2021

Um cavalo-marinho cor de rosa e raias azuis em forma de guitarra: conheça algumas das incríveis espécies de animais e plantas descobertas em 2021

Todos os anos, cientistas do mundo inteiro descobrem novas plantas e animais na natureza. Só em 2021, os pesquisadores e colaboradores da Academia de Ciências da Califórnia descreveram 70 novas espécies da fauna e da flora, originárias dos mais diversos locais do mundo, seja das florestas de Madagascar aos corais da Ilha de Páscoa. Dentre as novas descobertas aparecem 14 besouros, 12 lesmas do mar, nove formigas, sete peixes, seis escorpiões, cinco estrelas do mar, cinco plantas com flores, quatro tubarões e três aranhas.

A constatação de que diariamente novas espécies ainda são encontradas na vida selvagem é prova de como ainda conhecemos tão pouco o nosso planeta e sobretudo, nosso impacto sobre ele.

“A biodiversidade é fundamental para a saúde da Terra e está sendo perdida em uma taxa em que as práticas de sustentabilidade não são mais suficientes”, alerta Shannon Bennet, virologista e chefe de ciências da instituição americana. “Como administradores do nosso mundo natural, precisamos desempenhar um papel ativo na regeneração dos ecossistemas. Nossa relação com a natureza melhora a cada nova espécie, aprofundando nossa compreensão de como nosso planeta funciona e pode responder melhor a um futuro incerto. À medida que continuamos a combater um clima em mudança e uma pandemia global, nunca houve um momento mais crucial para proteger a variedade de vida na Terra”.

Entre os destaques incríveis das novas descobertas estão, por exemplo, o cavalo-marinho-pigmeu cor-de-rosa (na imagem que abre este post). Na verdade, ele é um “pipehorse”, um parente do cavalo-marinho. Ele se aproveita de sua coloração para se camuflar em corais na costa da Nova Zelândia.

“Esta descoberta ressalta o quão pouco sabemos sobre os recifes da Nova Zelândia que exploramos há séculos”, diz Graham Short, responsável pela descrição da nova espécie. “Se mergulharmos um pouco mais fundo, acredito que identifiquemos várias outras novas espécies de peixes”.

Já em Rapa Nui, na Ilha de Páscoa, pesquisadores identificaram três novas espécies de estrelas-do-mar. Essas criaturas têm um importante papel para manter o equilíbrio dos recifes de corais. Sem elas, esses ecossistemas ficam mais vulneráveis. “Você nunca sabe qual será o benefício de estudar o desconhecido. Seja um benefício tangível como uma droga anticancerígena ou um benefício ecológico na proteção dos recifes de coral”, ressalta Christopher Mah, especialista na Zoologia de Invertebrados.

Um cavalo-marinho cor de rosa e raias azuis em forma de guitarra: conheça algumas das incríveis espécies de animais e plantas descobertas em 2021

Estrela-do-mar-de-fogo

Outra descoberta curiosa foi de duas raias azuis, com formato de uma guitarra. Observadas em áreas costeiras de Madagascar, muito próximo de assentamentos humanos, elas já são consideradas um dos peixes cartilaginosos mais ameaçados do planeta.

Um cavalo-marinho cor de rosa e raias azuis em forma de guitarra: conheça algumas das incríveis espécies de animais e plantas descobertas em 2021

Uma das novas raias de Madagascar

Há ainda um pequeno besouro, batizado com o nome popular de “ovo de Páscoa”, encontrado no alto das florestas das Filipinas, a uma altitude de mais de 900 metros.

Ao contrário da maioria de outros insetos da mesma família, que tendem a ser de uma única cor, o Pachyrhynchus obumanuvu apresenta padrões complexos de amarelos e verdes iridescentes. Sua coloração é a mesma das roupas da tribo indígena Obu Manuvu.

Um cavalo-marinho cor de rosa e raias azuis em forma de guitarra: conheça algumas das incríveis espécies de animais e plantas descobertas em 2021

Pequeno e com cores vibrantes

Fotos: Richard Smith © 2021 (cavalo-marinho), Analyn Cabras © 2021 (besouro), Uokeaster ahi by Terry Gosliner, CC license (estrela-do-mar) e Guitarfish by Jot Powers, CC license on Wikimedia (raia-guitarra)

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta