PUBLICIDADE

Um ano de muitas histórias, inspiração e colaboração

ninho-da-garca-800

Parece que foi ontem. Sei que a frase é “lugar comum”, mas essa é realmente a nossa sensação. Hoje, 13 de agosto de 2016, faz exatamente um ano que o Conexão Planeta entrou no ar. Foi um dia muito emocionante para mim, Mônica Nunes e Marina Maciel. Estávamos ansiosas e ao mesmo tempo, nervosas, de tornar público nosso projeto conjunto. Assim que nossa página estreou nas redes sociais, começaram a surgir as “primeiras curtidas”. Foi um momento de muita felicidade e algumas lágrimas (de alegria), é preciso confessar.

Atualmente, temos 16 mil seguidores no Facebook e milhares de visualizações no site semanalmente. Números que crescem a cada dia e que são sinônimo de uma enorme responsabilidade para o Conexão Planeta. Todos os dias, levamos informações e contamos histórias para milhares de brasileiros, que acreditam naquilo que escrevemos e assim, compartilham nossos posts.

E é por acreditar naquilo que escrevemos que tudo começou. Até junho de 2015, nós três trabalhávamos para o Planeta Sustentável, considerado pela Fundação das Nações Unidas como o maior site de sustentabilidade na Língua Portuguesa. Depois de oito anos no ar, por motivos econômicos, o projeto foi encerrado e toda equipe editorial dispensada. Mônica dirigia o portal desde seu lançamento, em 2007. Marina era repórter da equipe há quatro anos e meio e eu colaboradora desde 2008.

Ficamos em choque. Um enorme vazio dentro do peito. De repente, nos sentíamos órfãs. Onde falaríamos sobre meio ambiente, sustentabilidade, clima e energia? Onde publicaríamos nossas entrevistas e histórias com pessoas inspiradoras, que batalhavam por um mundo melhor?

Foi então que recebi uma mensagem da Mônica me chamando para um almoço com ela e Marina. Nosso ideal não poderia morrer ali. Elas queriam lançar um novo site e me convidaram para participar da jornada. Não preciso nem dizer que topei na hora.

Foram semanas intensas. Muitas trocas de mensagens, reuniões ao vivo e por Skype, produção de conteúdo para quando o site entrasse no ar. E paralelamente a isso, uma de nossas maiores conquistas: a adesão de nossos colaboradores. Jornalistas como Liana JohnGiuliana Capello e Júlio Lamas, que desde o início, estiveram ao nosso lado e acreditaram na nossa determinação e profissionalismo, assim como o biólogo Sandro Von Matter, a designer pela sustentabilidade Juliana Gatti, as educadoras Rita Mendonça e Ana Carol Thomé e a jornalista Claudia Carmelo e sua Associação Garupa, que ainda tem na equipe o jornalista Eduardo Cordeiro.

Foi da criatividade e generosidade dos diretores de criação Flávia Sakai e José Roosevelt Júnior que nasceu nosso lindo logo, essa mandala colorida, que une as pessoas, e representa tão bem nosso objetivo.

Ao longo do último ano, tem sido essa linda rede de colaboradores, que aumenta a cada mês, com a inclusão de novos blogs no ar, que fez o Conexão Planeta ser o que é. Gente talentosa, compromissada com uma causa e que – sem ganhar nada por isso –, dedica-se semanalmente para levar a você, nosso leitor, informação imparcial, interessante, importante e relevante.

Mais recentemente, chegaram para completar nossa equipe as jornalistas Mônica Ribeiro, Karen Monteiro e Marli Kuhnen, os empreendedores sociais Gabriele Garcia e Felipe Brescancini e a geógrafa e paisagista Liliana Allodi.

Além dos jornalistas e especialistas em suas áreas, ganhamos a companhia de um time incrível de fotógrafos, que assinam coletivamente o blog Por Trás das Câmeras: Daniel De Granville, Zig Koch, Marcos Amend, Adriano Gambarini, João Marcos Rosa e Renato Soares. E em breve, teremos mais gente nova se juntando à “família Conexão Planeta”.

Não podemos deixar de mencionar as organizações e entidades que deram apoio e sua chancela ao nosso projeto, como a Associação Palas Athena, WWF-Brasil, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Associação dos Fotógrafos de Natureza (AFNatura), Instituto Árvores Vivas, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Instituto Passarinhar, Instituto Romã, Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, Fundação Avina e PlanetaPontoCom.

Enfim, foi um ano maravilhoso! Mas não sem desafios. Afinal, sem eles, como aprendemos e melhoramos? Ao olharmos para trás, só temos a agradecer. Colocamos um site no ar em apenas dois meses! E contamos com o trabalho de nossos colaboradores, que compartilham conosco a mesma crença de que, juntos, somos mais fortes, e assim, podemos fazer a diferença. Tanto que, em menos de um ano de trabalho, fomos listados pela Agência Pública no Mapa do Jornalismo Independente do Brasil. Que honra!

Agradecemos sobretudo, a você, nosso leitor, por estar ao nosso lado. Para celebrar esta data tão especial, nosso primeiro ano, escolhemos esta imagem do fotógrafo Zig Koch. Nela, uma garça, com seu voo elegante e delicado, leva no bico mais um pedaço de madeira para fazer o ninho para seus filhotes.

Esta fotografia nos lembrou nosso caminhar neste último ano: lentamente, aos poucos e com muito carinho, construímos nossa rede de colaboradores e seguidores, para todos juntos, alçarmos voos mais longos.

Obrigada pela parceria! Obrigada por acreditar na gente! Parabéns a todos nós pelo 1º aniversário do Conexão Planeta!

 

Foto: Zig Koch

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fátima Rodrigues Guimarães
Fátima Rodrigues Guimarães
7 anos atrás

Parabéns pelo trabalho até aqui realizado! Sou fã de vcs! Diariamente compartilho na Página Okára as publicações de vcs. Gratidão profunda! Abç em toda a Equipe!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE