PUBLICIDADE

Turnê “ecofriendly” do Coldplay resultou em 7 milhões de árvores plantadas e redução de 59% nas emissões de CO2

Turnê “ecofriendly" do Coldplay resultou em 7 milhões de árvores plantadas e redução de 59% nas emissões de CO2

No final de 2019, a banda britânica Coldplay anunciou que só faria turnês novamente quando os shows fossem mais sustentáveis. Aí no ano seguinte surgiu uma pandemia que parou o planeta e os planos foram adiados. Todavia, em 2021, os músicos cumpriram a promessa e lançaram “Music Of The Spheres”, com a qual se comprometeram a reduzir em 50% as emissões de carbono provenientes das viagens da banda e de toda a infraestrutura necessária para a realização das apresentações.

Nesta segunda-feira (03/06) o Coldplay divulgou um comunicado prestando contas a seus fãs e ao mercado do entretenimento.

“Temos o prazer de informar que as emissões diretas de CO2 dos primeiros dois anos da turnê foram 59% inferiores às da nossa anterior (2016-17), numa comparação show a show. Estes números foram verificados pela Iniciativa de Soluções Ambientais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)”, diz a banda em nota. “Gostaríamos de agradecer imensamente à nossa incrível família em turnê e a todas as pessoas brilhantes que tornaram isso possível”.

Entre as metas alcançadas pela banda estão o plantio de 7 milhões de mudas de árvores (uma para cada ingresso comprado). Com isso, segundo o Coldplay, foi necessário restaurar aproximadamente 10 mil hectares de terras, em 24 países.

Outras medidas implementadas para conseguir diminuir a pegada de carbono dos shows foi o uso de energia proveniente de baterias recicladas e ainda, aquela produzida por fãs que pedalavam em bikes ou dançavam sobre um piso cinético.

O Coldplay também adotou uma política de devolução das pulseiras distribuídas ao público, com luz LED, fabricadas com matéria-prima vegetal e reutilizadas todas as noites, evitando assim a fabricação de novas. No ano passado, inclusive, Chris Martin, vocalista do grupo, dei um puxão de orelha nos brasileiros sobre o retorno de pulseiras.

De acordo com o comunicado de hoje, a média de retorno desses acessórios ficou em 86%. Outros números divulgados revelam que em 100% das apresentações havia estações de água potável – fãs foram estimulados a levar suas próprias garrafas -, e 72% dos resíduos gerados reciclados, reutilizados ou enviados para compostagem.

“Gostaríamos de agradecer a todos que compareceram a um show e ajudaram a carregar as baterias do show nas power bikes e nas pistas de dança cinética; todos que chegaram a pé, de bicicleta, de carona ou de transporte público; todos que trouxeram garrafas de água reutilizáveis ​​ou devolveram suas pulseiras de LED para reciclagem; e todos que compraram ingresso, o que significa que você plantou uma das sete milhões de árvores até agora”, agradeceu o Coldplay. “Como banda e como indústria, estamos muito longe de onde precisamos estar ainda. Mas estamos gratos pela ajuda de todos até agora e saudamos todos os que estão fazendo esforços para seguir na direção certa”.

Uma das bandas mais famosas do mundo, o Coldplay tem uma imensa responsabilidade porque possui uma legião de fãs impressionante pelo planeta e também, pelas redes sociais: no Instagram são 26 milhões de seguidores, no X 23 milhões, Facebook mais de 40 milhões e no Instagram, o número passa de 20 milhões.

Atualmente os músicos estão em turnê pela Europa, com todos os ingressos para os shows esgotados até o começo de setembro.

Turnê “ecofriendly" do Coldplay resultou em 7 milhões de árvores plantadas e redução de 59% nas emissões de CO2

Fãs pedalando para produzir energia durante um show
Foto: divulgação Coldplay

———————————-

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Do espaço, astronauta envia mensagem linda sobre o planeta no lançamento de novo clipe do Coldplay
Lula e Chris Martin, da banda Coldplay, se encontram para falar de preservação ambiental, Amazônia e combate à fome

Foto de abertura: divulgação Coldplay / Anna Lee Media

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE