Turma da Mônica divulga cartilha estrelada por Chico Bento para valorizar a alimentação e a agricultura

Turma da Mônica divulga cartilha estrelada por Chico Bento, que destaca a importância da agricultura

Você sabe como fazer boas escolhas de alimentos pra você? E para o planeta? Seja lá qual for sua resposta, vale muito ler o guia estrelado por Chico Bento e seus amigos da Turma da Mônica, lançado pelo WWF-Brasil. Chico é embaixador dessa organização.

Depois de compreender que a comida “não nasce nas prateleiras do supermercado” – sim, muitas crianças ainda imaginam isso – e de descobrir curiosidades sobre o caminho da comida à mesa, o leitor do guia também toma conhecimento das vantagens de consumir os alimentos mais frescos de cada mêsalimentos sazonais, portanto, mais duráveis e mais baratos.

Com uma linguagem e um design de fácil assimilação, a nova cartilha valoriza o trabalho dos agricultores -, especialmente a agricultura familiar.

Também destaca os produtos da terra, enfatizando que é essencial adotar sistemas de plantio e de colheita que colaborem com a preservação da natureza. Afinal, não é preciso destruir um para se ter o outro, né?

Se alguém destrói a natureza para produzir comida, só pode ter algo muito errado em suas práticas. E é importante que as crianças reconheçam isso desde pequenas.

Turma da Mônica divulga cartilha estrelada por Chico Bento, que destaca a importância da agricultura

O manual ainda indica como encontrar o agricultor mais próximo – ótima dica para a família! -, o que ajuda a evitar grandes mobilidades.

“Mais do que apresentar a diversidade de frutas, legumes e verduras para as crianças, é preciso estar atento à forma como são produzidos e consumidos. E os pais e educadores têm papel fundamental neste processo, ensinando aos pequenos o valor do que vem da terra e a importância de preservar e não desperdiçar”, salienta Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil.

E destaca a importância do papel da criança na sociedade e nas casas: “Por meio de ações simples, as crianças de hoje podem desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e que também contribuem para preservar o planeta”.

Turma da Mônica divulga cartilha estrelada por Chico Bento, que destaca a importância da agricultura

Mônica Souza, diretora-executiva da Maurício de Souza Produções, por sua vez, destaca a importância desse tipo de publicação para aumentar a consciência de crianças, jovens e adultos:

“É por meio de conteúdos como este que conseguimos passar a importância da agricultura e da alimentação balanceada de forma lúdica e didática. Desta maneira, conseguimos reconhecer as vantagens dos alimentos frescos e destacar os produtos que são a base da cadeia produtiva de alimentos no Brasil”.

Acesse a cartilha Alimentação: Como fazer boas escolhas para você e para o planeta e compartilhe com todos à sua volta.

Imagens: reproduções da cartilha

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta