
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha informou hoje que multou, no último dia 3 de outubro, uma turista de Florianópolis que interagiu com uma tartaruga-marinha (Chelonia mydas) durante um banho de mar na ilha. A infração ambiental foi descoberta após a pessoa em questão – que não teve o nome divulgado – ter divulgado um vídeo nas redes sociais.
Segundo o ICMBio, a turista segurou a tartaruga. No vídeo divulgado pelo ICMBio, é possível ver várias pessoas tocando o casco do animal (assista ao vídeo ao final deste texto).
A turista recebeu uma multa no valor de R$ 10 mil. A interação com animais silvestres é proibida e pode causar estresse, ferimentos e alteração de comportamento na fauna marinha. “A orientação é que visitantes mantenham distância, não toquem nem alimentem os animais”, esclarece Edineia Correia, coordenadora da Área Temática de Proteção do ICMBio de Fernando de Noronha.
Nos últimos meses, vários turistas foram flagrados cometendo infrações ambientais e como consequência, multados pelo instituto. No final de agosto, três homens, com nacionalidades portuguesas e italiana, subiram nas pedras do Morro Dois Irmãos, onde a visitação é proibida.
Um mês antes, em julho, o ICMBio tinha autuado outro turista estrangeiro, que foi flagrado pegando uma ave ameaçada de extinção. O rabo-de-junco-de-bico-amarelo (Phaethon lepturus) está em risco de extinção e é o símbolo do Parque Nacional Marinho.
E há poucos dias, um empresário local entrou com uma embarcação no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha sem autorização e foi multado em R$ 6.240.
O Arquipélago de Fernando de Noronha é protegido por duas Unidades de Conservação Federais: a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha – Rocas – São Pedro e São Paulo (APA) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNA). Toda essa região é classificada como de extrema importância para a biodiversidade e abriga espécies endêmicas de fauna e flora, algumas ameaçadas.
——————————
Acompanhe o Conexão Planeta também no nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Nascimento de atobá-mascarado em Fernando de Noronha marca volta da reprodução da espécie na ilha
Morre, aos 23 anos, gata “guardiã” de capela em Fernando de Noronha e amada por celebridades e turistas
Ave originária da América do Norte é registrada pela primeira vez em Fernando de Noronha, revelando a riqueza biodiversa do arquipélago
Temporada de desova da tartaruga-verde em Fernando de Noronha vai até junho, mas já ultrapassa 750 ninhos, um recorde!
Foto de abertura: reprodução vídeo




